Topo

Com fase Disney enterrada, Miley Cyrus promete provocação e covers em show

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 05h00

Três anos após sua última passagem pelo Brasil, Miley Cyrus desembarca no país como se fosse pela primeira vez. Nada mais lembra a garota de sorriso fofo e das falas milimetricamente calculadas. De lá pra cá, Miley enterrou de vez sua personagem Hannah Montana, com estardalhaço. Colocou a língua para fora, posou nua para fotos caseiras, fez o twerk se popularizar no mundo e defendeu a maconha, o feminismo e o livre amor para seus fãs.

Sua nova fase no Brasil será colocada à prova nesta sexta-feira (26), na Arena Anhembi, em São Paulo, e no domingo (28), na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro – um show em Brasília daria o ponta-pé inicial na turnê brasileira, mas acabou sendo cancelado por um problema logístico na construção do palco, segundo a assessoria do show.

Sucesso mundo a fora, a turnê “Bangerz”, não causou o mesmo frisson nas terras daqui e mal lembra a vez que a artista esgotou os ingressos rapidamente em 2011, quando se apresentou na rasteira da famosa personagem da Disney, na “Gypsy Heart Tour”. O discurso e a atitude da americana podem ter espantado alguns fãs da fase mais cândida, embora a mistura funcione como uma explosão nos países por onde tem passado.

Por "atos imorais", o show de Miley chegou a ser proibido na República Dominicana. No último domingo (20), já no México, a cantora causou polêmica ao “apanhar” com uma bandeira  mexicana no dia da independência do país.

O show chega ao Brasil quase em sua reta final, quando a cantora já sinaliza para um futuro um pouco mais musical. Ela contou à MTV, em agosto, que estava aposentando o twerk e se jogando no terreno psicodélico, de bandas como Flaming Lips, com quem regravou “Lucy in the Sky With Diamonds”, dos Beatles. "Esse registro pode me levar cinco anos. Eu não sei. Só quero trabalhar nisso até que esteja pronto. Não se trata de twerk - é sobre música",enfatizou, avisando que o próximo trabalho pode bagunçar a ordem novamente.

No brasil, no entanto, todas as músicas provocantes da cantora, como “4x4”, “SMS", “We Can’t Stop” estão no set list. “Adore You” e “Wrecking Ball”, duas boas baladas do disco “Bangerz”, também são certezas. Ela ainda brinda com o público mais novo, a cover dos Beatles e, se a apresentação seguir o show do México, o público brasileiro poderá ouvir sua cover de “Babe, I'm Gonna Leave You”, conhecida do repertório do Led Zeppelin, e “Something About Us”, do Daft Punk.



Da sua primeira fase, pouca coisa deve ser mostrada, mas canções como “Party in the USA” e “Can’t be Tamed”, tem sido tocadas com frequência. O único detalhe que pode comprometer o show é que, por questões de logística (novamente), vários elementos cenográficos da turnê não estarão nos palcos brasileiros. Miley, no entanto, prometeu, em entrevista ao UOL: “comecei a lembrar da última vez em que estive aí, da energia dos brasileiros, das cores... E quero levar esses elementos para os shows”.

Setlist do show no México

SMS (Bangerz)
4x4
Love Money Party
Maybe You're Right
FU
My Darlin
Do My Thang
#GETITRIGHT
Can't Be Tamed
Adore You
Drive
Lucy in the Sky With Diamonds (The Beatles cover)
Something About Us (Daft Punk cover)
Babe, I'm Gonna Leave You (Led Zeppelin cover)
On My Own
23 (Mike Will Made-It cover)
Someone Else
We Can't Stop
Wrecking Ball

BIS:
Party in the U.S.A.