Topo

É preciso "coragem para ir a shows de rock", diz cadeirante fã de Motörhead

Fabíola Ortiz

Do UOL, em São Paulo

25/04/2015 18h26

Na manhã deste sábado (25),  Claudio Medina, 32 anos, circulava pela área interna da Arena Anhembi para acompanhar as atrações do Monsters of Rock. "Tem que ter coragem para ir a shows de rock", admitiu ao UOL Claudio Medina, 32, que mesmo em cadeira de rodas se arrisca a ir a grandes eventos para ver suas bandas de rock favoritas.

"Amo muito rock, já fui a muitos shows, Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest, Metallica e Megadeth. Mas não é todo lugar que tem acessibilidade", disse o paulista.
 
Medina se locomove em uma cadeira de rodas eletrônica com comandos acionados pelos dedos das mãos porque não tem os movimentos das pernas e do tronco.  
 
Ele não precisou enfrentar as longas filas que os milhares de roqueiros têm que passar até chegar ao palco do festival. Cadeirantes e portadores de outras necessidades especiais só precisam se apresentar na Arena Anhembi no portão 19, onde é a entrada do público, que eles têm prioridade e nem pegam filas.
 
Logo na entrada, Medina foi acompanhado por um bombeiro que o levou até bem próximo ao palco. Tudo não levou mais do que uma hora. Ele conversou com o UOL enquanto esperava o grupo de 15 amigos que ainda enfrentavam filas.
 
"Já aconteceu comigo de ir a shows e não conseguir ver por causa da acessibilidade. Prefiro assistir o show no meio da galera, não tenho medo, o pessoal respeita bastante.  O rock aceita todo mundo que quiser curtir, é só entrar", sorriu.
 
Márcio Borges, 40, anda apenas com a ajuda de uma bengala  - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
Márcio Borges, 40, anda apenas com a ajuda de uma bengala
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
Ir a shows é exemplo de superação
 
O goiano Márcio Borges, 40, é outro roqueiro que não abre mão de ir a seus shows favoritos. O Monsters é o 79° show de heavy metal de bandas internacionais que ele vai.
 
O servidor público anda apenas com a ajuda de uma bengala e apoio para os pés e tornozelos. Quando criança sofreu de paralisia infantil o que prejudicou os movimentos de quase todo o corpo. Hoje ir a show de rock é o grande exemplo de superação após anos de tratamento.
 
"O rock é universal e inclusivo, as pessoas são muito amistosas. Não é difícil ser roqueiro, mas temos que saber nossas limitações", ressaltou Borges que veio acompanhado de mais três amigos de Formosa, uma cidade em Goiás próximo de Brasília.
 
Ele reclama que a área reservada para pessoas com deficiência é longe do palco e, por isso, garantiu que vai tentar assistir os shows no meio do público.
 
"Como sou experiente nos shows, vou sentir até que horas posso ficar. Ainda vou tentar pegar as palhetas dos bateristas que tocam", riu.
 
Confira a programação completa de shows do festival:
 
25/4/2015 - Sábado
 
12h - De La Tierra
13h05 - Primal Fear
14h20 - Coal Chamber
15h50 - Rival Sons
17h20 - Black Veil Brides
18h50 - Motörhead
20h40 - Judas Priest
22h30 - Ozzy Osbourne
 
26/4/2015 - Domingo
 
12h15 - Dr Phoebes
13h05 - Steel Panther
14h20 - Yngwie Malmsteen
15h50 - Unisonic
17h20 - Accept
18h50 - Manowar
20h40 - Judas Priest
22h30 - Kiss