Topo

Wesley Safadão em Barretos: de ilustre desconhecido à fila no camarim

Jotabê Medeiros

Do UOL, em Barretos

22/08/2015 11h57

Há um ano, o cantor cearense Wesley Safadão esteve na Festa do Peão de Barretos como um ilustre desconhecido. Deixou uma pilha de CDs nas mãos dos repórteres para divulgar seu trabalho. Mas, em tempos de música digital, aquilo acabou se tornando um estorvo --tanto que, ao final da jornada, os jornalistas contam que usaram seus CDs numa improvisada batalha de "discos voadores" na sala de imprensa já sem uso.

Passados 12 meses, há um berreiro nas grades e uma fila com cerca de cem pessoas na porta do camarim de Wesley Safadão para tentar uma foto e levar um papo com o novo ídolo na Casa dos Artistas, o backstage da festa de Barretos. Muitos deles são colegas de trabalho, como o cantor Thiago Brava. "Fiquei uma semana na sua terra e estou até agora falando como um cearense, com aquelas gírias", brincou Brava com o colega. "Mãe, esse aqui é o Thiago Brava, aquele que canta 'Namora Bobo'", foi como Wesley apresentou o cantor à sua mãe.

"O cachê de Wesley Safadão", diz um promotor de eventos ali no camarim, "está mais alto do que o de Ivete Sangalo, passa dos R$ 400 mil". Safadão se tornou 'one hit wonder' com a canção "Camarote", uma vendeta de namorado ao estilo de Lily Allen: "Agora assista aí de camarote/ Eu bebendo gela, tomando Ciroc/ Curtindo na balada, só dando virote/ E você de bobeira sem ninguém na geladeira".

A noite em Barretos

Wesley Oliveira da Silva, nascido em Fortaleza (CE), vai fazer 27 anos no mês que vem. Começou a cantar na praia de Icaraí, aos 15 anos, por farra. Tornou-se vocalista da banda Garota Safada e rala desde 2003 sem grande repercussão. Só que agora é o novo fenômeno do forró e da chamada música brega. Ele diz que não esperava desfrutar tão cedo desse status de superastro em Barretos, mas que considera "um sonho" fazer parte dessa confraria.

Em Barretos, mesmo entrando depois do megashow tecnológico de João Bosco & Vinicius (nível Roger Waters e seu "The Wall") e do arrasa-quarteirão de Luan Santana (as garotas ficam a nocaute), Safadão conseguiu levantar a plateia com sua mistura de forró, funk, arrocha e outros ritmos satélites. Com o sarcasmo improvisado típico dos humoristas cearenses, mas um domínio de palco e de ritmo, ele parece ter chegado para ficar mais do que somente um hit.

A noite em Barretos foi aberta com imagens gravadas. O ator Marcos Frota apresentou a excelência do locutor Cuiabano Lima, cuja voz tinha sido escolhida para anunciar a homenagem ao cantor Cristiano Araújo, morto em 24 de junho. Em um vídeo de 2013 (que falhou na primeira entrada), Araújo agradecia a honraria de se tornar Embaixador da Festa do Peão. Estava no auge da carreira. Em seguida, uma grande festa de fogos de artifício coroava um muito aplaudido tributo ao músico, uma trágica perda para os fãs do sertanejo este ano.

Neste sábado (22), a noite é de Garth Brooks, cujo jato deve descer na região às 15h. Em seguida, ele deve seguir para a fazenda do médico Henrique Prata, seu anfitrião na cidade e que o convenceu a se apresentar aqui com renda inteiramente destinada ao Hospital do Câncer de Barretos. Deve almoçar ali e depois seguir para o rodeio. Apesar de todo o frisson e da popularidade da qual Brooks desfruta nos Estados Unidos (em Dallas, em julho, os cem mil tickets para seu show esgotaram em duas horas), ainda havia ingressos sobrando para o show desta noite.