Canção "Loca" de Shakira é plagio de artista dominicano, diz juiz
Um juiz federal dos Estados Unidos determinou que uma canção de 2010 da cantora colombiana Shakira é um plágio do trabalho de um compositor dominicano.
Em um veredicto emitido em um tribunal de Manhattan nesta quarta-feira (20), o juiz Alvin Hellerstein disse que a canção em língua espanhola "Loca" copiou uma composição de Ramon Arias Vasquez, que escreveu "Loca con su Tiguere" no fim dos anos 1990.
Hellerstein rejeitou as alegações de que a versão em inglês da canção de Shakira também infringiu os direitos do autor, citando falta de provas.
A decisão é uma vitória da querelante, Mayimba Music, que detém os direitos do trabalho de Aria e processou a Sony Corp of America e várias outras unidadesde da Sony em 2012.
O magistrado só considerou duas delas culpadas, a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos, por divulgarem a canção de Shakira.
Um advogado da Sony se recusou a comentar, e um advogado da Mayimba não estava à disposição de imediato.
Shakira chegou ao topo da parada latina da Billboard com "Loca" e vendeu supostos cinco milhões de cópias da canção de trabalho em todo o mundo.
Hellerstein afirmou que a composição de Shakira se baseou em uma canção de 2007 do rapper dominicano Eduard Edwin Bello Pou, conhecido como El Cata, que também copiou Arias e foi divulgado pela Sony.
A próxima fase do caso será determinar os danos causados à Mayimba e a injunção permanente requisitada pela empresa contra a Sony.
(Reportagem de Andrew Chung)