Astros da música se unem para homenagear Stevie Wonder em Los Angeles

Mary Milliken

De Los Angeles

Beyoncé, Tony Bennett e Pharrell Williams, entre outros astros da música, homenagearam o cantor, compositor e pianista Stevie Wonder nesta terça-feira (10), em Los Angeles.

O tributo, que reuniu talentos que foram à cidade para a premiação do Grammy no domingo, teve Beyoncé cantando "Fingertips", música com a qual o menino prodígio de Detroit despertou atenção da gravadora Motown aos 12 anos. Em seguida, ela se uniu ao cantor britânico Ed Sheeran para uma mistura de "Master Blaster" e "Higher Ground".

Wonder, agora com 64 anos, recebeu 25 prêmios Grammy em sua carreira, mais do que qualquer outro artista. Ele também ganhou o prêmio de álbum do ano três vezes, em 1975, 1975 e 1977. O último, por seu famoso disco "Songs in the Key of Life", que deu nome ao show.

"Eu vejo um monte de gente aqui", brincou Wonder --que ficou cego pouco depois de nascer--, quando apareceu no palco, diante da plateia lotada do Nokia Theatre, no centro de Los Angeles.

O músico foi aclamado não só por suas contribuições ao soul, pop, jazz e R&B, em mais de meio século, mas também pelo empenho na luta pelos direitos civis e por seu esforço em fazer com que o aniversário de Martin Luther King Jr. se tornasse feriado nacional nos EUA.

Tony Bennett cantou "For Once in My Life" e definiu Wonder como "um dos maiores artistas de jazz". Lady Gaga, que também participou do tributo, disse que "as pessoas usam bastante a palavra gênio, mas Stevie Wonder realmente é um gênio", antes de interpretar com energia "I Wish".

Aisha, filha de Wonder, se juntou ao cantor de R&B Ne-Yo para interpretar "Is Not She Lovely", a canção que ele compôs quando ela nasceu, e disse: "Eu te amo, papai".

Pharrell cantou "Do Not Worry 'Bout a Thing" com Ryan Tedder, vocalista do OneRepublic. Já o tenor italiano Andrea Bocelli fez um solo de "I Just Called to Say I Love You". "Eu pensei que fosse fácil, mas quando decidi cantar, Jesus, foi tão difícil", disse Bocelli a Wonder.

Annie Lennox, John Legend, Janelle Monae, Ariana Grande e Jennifer Hudson também estavam entre os artistas da noite.

E apesar de todos os artistas que participaram do tributo terem realizado ótimas performances, acabaram ofuscados pelo próprio Stevie Wonder, que executou no final um pout-pourri que incluiu "Superstitious" e "You Are the Sunshine of My Life".

(Reportagem adicional de Tom Heneghan)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos