UOL Entretenimento Música
 

South by Southwest

16/03/2010 - 10h00

Festival South By Southwest reúne mais de 1.800 bandas em cinco dias no Texas; veja os destaques

Da Redação
  • O Stone Temple Pilots do vocalista Scott Weiland vai abrir no SXSW a turnê do primeiro disco de inéditas em nove anos

    O Stone Temple Pilots do vocalista Scott Weiland vai abrir no SXSW a turnê do primeiro disco de inéditas em nove anos

Mais de 1.800 bandas dos mais diversos lugares do mundo estão na programação do festival South By Southwest, o primeiro grande evento de música do ano nos Estados Unidos. Sediado em Austin, capital do estado norte-americano do Texas, o evento começou na última sexta-feira (12) para os interessados nas áreas de cinema e tecnologia, mas é nesta quarta-feira (17) que o SXSW --como também é chamado por sua abreviatura-- dá a partida em sua etapa musical.

A grande quantidade de atrações estarão espalhadas em dezenas de casas noturnas da cidade até domingo (21). Entre os destaques estão a abertura da nova turnê do Stone Temple Pilots --que vai lançar em maio o primeiro disco de inéditas em nove anos--, a lenda viva da gravadora Motown Smokey Robinson, o grupo de Courtney Love recém-reformado Hole, o novo show do Spoon, Motörhead, Cheap Trick, Scissor Sisters, Drive-By Truckers, She & Him e Liars.

Lou Barlow e Thurston Moore fazem shows solos, sem as suas bandas Dinosaur Jr (Barlow) e Sonic Youth (Moore). O Muse deve tocar no mesmo palco que subirão os canadenses do Metric, mas sua participação ainda não foi oficializada.

O Brasil também está nesta 24ª edição do SXSW, representado por bandas como Copacabana Club, Lucy and the Popsonics, Garotas Suecas, M. Takara 3, Érika Machado e pelo menos mais dez outros nomes. Há uma noite dedicada exclusivamente aos brasileiros, chamada "Bossa Nova" na quinta-feira (18), com apresentações de Vander Lee, Natalia Mallo, Sylvia Patricia e Pedro Moraes.

Junto aos medalhões o público pode ainda ver shows de novatos que já conquistaram a mídia mundo afora. Estelle, Marina & The Diamonds, Miike Snow, The Drums, The xx, The Pains Of Beign Pure At Heart e Surfer Blood, que tem três shows agendados dentro do festival, são alguns que podem despontar a carreira após o SXSW, que já lançou ao mundo Amy Winehouse, Franz Ferdinand, Artic Monkeys e Vampire Weekend.

Além das atrações já confirmadas, a programação ainda está aberta e a qualquer momento um novo nome pode ser incluído no roteiro.  Especulações giram em torno de Black Eyed Peas e do rapper Ludacris em uma festa já tradicional que acontece em paralelo ao festival.

O público ainda corre o risco de pegar shows surpresas, como fizeram no ano passado o Metallica (que estava no local para divulgar o "Guitar Hero" da banda) e Kanye West. Mais do que isso, quem estiver em Austin durante este período pode assistir uma variedade de apresentações que estão fora da programação oficial do evento, já que os artistas aproveitam a festa para atrair as atenções de quem passar por perto.

A programação musical vai além do palco. Painéis, debates, entrevistas e conferências colocam em discussão temas como ganhar dinheiro com vinil, revolução da música, o futuro dos vídeos online, questões mercadológicas, indústria latina, exportação e mais uma diversidade de assuntos. O cinema também é invadido pelos sons: o destaque fica por conta da estreia mundial do documentário "Lemmy", que gira em torno do figurão que comanda o Motörhead.

Encontros, festas e mais festas completam a programação do concorrido South By Southwest, que será acompanhado diariamente pelo UOL Música, direto de Austin.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host