Onde estou?
O sábado (20) amanheceu mais uma vez atípico em Austin, capital do Texas. Quem saiu na rua para o penúltimo dia do festival South by Southwest teve que enfrentar um frio de 5ºC. "Não é comum esse tempo nessa época. É o quarto ano que venho ao festival e sempre fez muito calor", disse Matthew Bleeker, um estudante de Nova Jersey, enquanto comprava um gorro em uma loja de presentes no centro da cidade.
O vento gelado que deixou a sensação térmica ainda mais baixa tirou muita gente das ruas para colocar dentro das casas de shows. Na extensão da movimentada rua 6 não havia apresentações sem público --ainda que as pessoas estivessem lá para se proteger do frio.
Por outro lado, a cidade universitária começou a receber de volta neste final de semana sua população de estudantes --é em Austin que está a sede da Universidade do Texas, uma das maiores instituições públicas dos Estados Unidos.
De volta porque os alunos deixam a cidade durante a semana do South by Southwest por causa do "Spring Break", que em português significa "Intervalo da Primavera". Trata-se do recesso escolar que acontece na época da entrada da estação das flores no hemisfério norte. É a chamada "Semana do saco-cheio" no Brasil, que acontece em outubro.
O SXSW aproveita a época em que os estudantes deixam Austin para se instalar em Cancún e Acapulco, no México, South Beach, na Flórida ou South Padre Island, no Texas, e receber os estrangeiros e a população de outros estados norte-americanos para o festival. Nos dias de evento, aos 758 mil moradores de Austin juntam-se mais cerca de 130 mil pessoas que circulam nos dez dias da programação.
Bem estruturada, a cidade tem capacidade para receber a grande quantidade de visitantes. Há hoteis suficientes, com funcionários que falam inglês e espanhol, restaurantes e lanchonetes de opções variadas e alguns (poucos) que ficam abertos 24 horas por dia e transporte público eficiente, que cobre os principais pontos da cidade.