Paul McCartney tenta recuperar direitos de músicas dos Beatles, diz site
O músico Paul McCartney vai tentar recuperar os direitos autorais de músicas compostas com o ex-parceiro nos Beatles, John Lennon. A informação foi publicada pelo site Daily Mail nesta quinta-feira (15).
Segundo o veículo, McCartney perdeu os direitos de algumas das músicas do quarteto de Liverpool quando o cantor Michael Jackson as adquiriu em 1985. Jackson teria gasto US$ 47,5 milhões para adquirir os direitos de 160 a 260 canções dos Beatles, incluindo "Yesterday" e "Let It Be".
No entanto, conforme uma lei americana de 1976 sobre os direitos autorais, McCartney não poderá pedir os títulos de volta mais uma vez pelos próximos cinco anos, segundo informações do tabloide "The Sun". A norma determina que músicas escritas antes de 1978 tornem-se propriedade do autor que as escreveu depois de 56 anos.
Segundo o Daily Mail, McCartney teria dito anos atrás: "O que irrita é que eu tenho que pagar para tocar algumas de minhas próprias músicas. Toda vez que tenho que tocar 'Hey Jude' tenho que pagar."
A gravadora Sony pagou US$ 95 milhões a Michael para obter metade dos direitos das músicas, segundo o veículo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.