Topo

Com inéditas, Nação Zumbi volta revigorado e mais pesado no Lollapalooza

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 20h39

Diferente da percussão pop do Imagine Dragons, que se apresentou mais cedo no palco Onix, o peso dos bumbos do Nação Zumbi trouxe mais peso e tradição no palco Interlagos, no primeiro dia do festival Lollapalooza.

Os pernambucanos, no entanto, não encontraram o caminho fácil que deixou a neozelandesa Lorde de boca aberta no mesmo palco minutos antes. Com 1/3 do público, eles subiram ao palco com "Quando a Maré Encher" e viu, aos poucos, os espectadores obedecerem no Interlagos. Em seguida, já com "Bossa Nostra", a guitarra de Lucia Maia falhou e ficou em silêncio em quase toda a música. Quando o problema foi resolvido, o som ficou embolado, sendo resolvido quase na metade do show.

Ninguém se importou. Quem assistiu, se entregou ao som da banda, revigorada após férias dos palcos. No festival, eles apresentaram três canções novas que integram o disco "Nação Zumbi", prestes a ser lançado, incluindo o novo single "Cicatriz", cuja a letra os fãs já sabiam de cor. As canções revelam um Nação mais rock, cru e pesado. A melhor delas, "Defeito Perfeito", teve uma guitarra matadora e um solo do baixista Dengue. 

"Vamos sobreviver a Copa do Mundo?", questionou Jorge Du Peixe, para responder em seguida, com o nome de uma música de 2005. "Hoje, amanhã e depois?". Os fãs aplaudiram, mas qualquer discurso mais politizado ficou pelo caminho, dando lugar para comemorar a vida e obra de Chico Science e os 20 anos de "Da Lama ao Caos", disco seminal da banda. Vieram "A Cidade", "Rios, Pontes e Overdrives" e "Da Lama ao Caos" -- as mais celebradas. 

Após passar pelas edições chilena e argentina do festival, Nação saiu renovado. "Estamos aí, trazendo a diferença", mandou Jorge Du Peixe, no microfone. Depois de 20 anos, ainda é verdade.

Relações perigosas

Confira as ligações entre grupos do Lollapalooza e por que vale a pena ver cada um no festival

Clique para ver

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('8529712','Lollapalooza 2014', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://musica.uol.com.br/voce-manda/2014/04/04/lollapalooza-2014.htm#fotoNav=4$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )