Onde estou?
Stone Temple Pilots durante show no festival South by Southwest em Austin, no Texas (18/03/2010)
O grunge está de volta. E quem transportou definitivamente o gênero para os anos 2000 foi o Stone Temple Pilots, que estreou na noite desta quinta-feira (18) no Austin Music Hall da capital texana, o novo show que vai levar às estradas dos Estados Unidos ainda este mês. "Estamos tocando para gente, mas é para vocês também", disse o vocalista Scott Weiland, como se a apresentação no South by Southwest fosse uma espécie de ensaio para a próxima excursão.
Em cerca de 50 minutos de apresentação, Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz lembraram grandes composições que fizeram sucesso há mais de dez anos, como "Plush", "Creep" e "Big Empty". Neste show, que abriu com "Vasoline", a banda trouxe ainda uma amostra do que vem em seu novo disco, que será lançado em maio. Foi a primeira vez que o Stone Temple Pilots tocou novas faixas --"Between the Lines", "Huckleberry Crumble", "Hickory Dichotomy" e "Bagman"-- para o público.
Entre baladas e guitarras sujas, um convidado especial surgiu no encerramento do show. O lendário guitarrista do The Doors, Robby Krieger, subiu ao palco para tocar "Roadhouse Blues" com o Stone Temple Pilots durante o bis.
Na contramão da tradicional programação do SXSW, que traz uma parcela maior de artistas independentes na escalação, o Stone Temple Pilots tocou para cerca de 4.000 pessoas no Austin Music Hall, uma espécie de ginásio com palco maior do que aqueles que são oferecidos nas casas de shows da cidade para as demais bandas, som mais potente, mas afastado das ruas mais frequentadas durante o evento. Para quem não tinha o "music badge", ingresso que dá acesso à programação musical do SXSW, teve que desembolsar US$ 165 para assistir à banda.
O novo show ainda não tem cenário, mas a banda posicionou um telão gigante ao fundo do palco para exibir imagens aleatórias. Com um repertório sólido e presença de palco grandiosa, o Stone Temple Pilots retomou o trabalho em boa forma e com disposição para ser o representante atual do grunge.
Veja as músicas que o Stone Temple Pilots tocou em Austin:
"Vasoline"
"Crackerman"
"Wicked Garden"
"Hollywood Bitch"
"Between the Lines"
"Huckleberry Crumble"
"Big Empty"
"Sour Girl"
"Creep"
"Plush"
"Interstate Love Song"
"Bagman"
"Hickory Dichotomy"
"Sex Type Thing"
"Dead and Bloated"
bis
"Roadhouse Blues"
"Trippin' on a Hole in a Paper Heart"