UOL Entretenimento Música
 

Coachella 2010

19/04/2010 - 08h41

De volta aos palcos, Pavement e Sunny Day Real Estate reafirmam no Coachella posições conquistadas nos anos 90

MARIANA TRAMONTINA
Enviada especial a Indio (Califórnia)
  • Show da banda norte-americana Pavement no Coachella (18/04/2010)

    Show da banda norte-americana Pavement no Coachella (18/04/2010)

Já é rotina anual nas programações do Coachella Festival: uma banda que você achou que nunca mais veria ao vivo se reúne para reafirmar alguma posição grandiosa que deixou no passado. Pixies e Jesus & Mary Chain que o digam. Neste domingo (18), dois nomes importantes para suas gerações receberam as boas vindas de volta do público: Pavement e Sunny Day Real Estate.

Na ativa entre 1989 e 1999 e com cinco álbuns lançados, o Pavement foi uma das mais importantes bandas de rock alternativo na década de 90. Stephen Malkmus (guitarra e vocal), Mark Ibold (baixo), Scott "Spiral Stairs" Kannberg (guitarra e vocal) Bob Nastanovich (percussão) e Steve West (bateria), que subiram ao palco principal do festival, são os mesmos integrantes que formaram o grupo.

E nessa noite o Pavement estava bem humorado e soava alto, ironicamente o oposto de sua identidade introspectiva que mantinha no auge. Talvez por isso tenham se limitado a usar um espaço pequeno do palco principal destinado a eles, com dezenas de lâmpadas penduradas em uma corda no alto, imprimindo um ar intimista.

"Vocês estão feliz em ver o Pavement de novo? Porque nós estamos felizes em vê-los. Estamos de volta dos mortos", eles disseram, e deram de presente ao público "Trigger Cut", "Range Life", "Two States", "Stereo" e "Summer Breeze", que Malkmus aproveitou para brincar sobre o clima do local.

O show foi encerrado com o hit "Cut Your Hair". Malkmus --que parecia não estar em suas melhores condições pela voz instável-- aconselhou o público a aproveitar Thom Yorke, Gorillaz e as demais apresentações da noite. "Vai ser muito bom, e eu nem trabalho nesse festival", brincou o cantor.

Sunny Day Real Estate
Mais cedo, no palco Outdoor Theatre, o Sunny Day Real Estate trouxe outra vertente da mesma época de 20 anos atrás. Considerada a precursora do gênero emocore, a banda se reuniu depois de mais de oito anos separados. Os integrantes são os mesmos que formaram o grupo em Seattle, em 1992: Jeremy Enigk nos vocais, Dan Hoerner na guitarra, Nate Mendel no baixo e William Goldsmith na bateria --estes dois últimos deixaram o Sunny Day em 1995 para tocar com o Foo Fighters.

Com o sol forte ainda brilhando às 16h50, Dan Hoerner se arriscou a dizer que era um lindo dia para tocar canções tristes e a banda relembrou as antigas composições que fizeram sucesso entre o público do emocore: "Seven", "In Circles" e "The Ocean", que Enigk disse não tocar "há muito tempo". Eram só os anos 90 de volta.

Também neste domingo se apresentou o duo britânico de eletrônica Orbital, que estava parado desde 2004 e voltou às atividades no ano passado. Na sexta-feira (16), o Public Image Limiited estreou no festival sua primeira turnê norte-americana em 18 anos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host