UOL Entretenimento Música
 

South by Southwest

17/03/2010 - 14h20

South by Southwest abre programação musical com Motörhead, Spoon e estreia mundial do documentário "Lemmy"

MARIANA TRAMONTINA
Enviada especial a Austin (Texas)
  • Lemmy Kilmister, líder do Motörhead, é a figura central do documentário Lemmy - O Filme, que faz nesta quarta-feira estreia mundial no festival South by Southwest

    Lemmy Kilmister, líder do Motörhead, é a figura central do documentário "Lemmy - O Filme", que faz nesta quarta-feira estreia mundial no festival South by Southwest

Depois de uma véspera chuvosa e gelada, o sol reapareceu em Austin na manhã desta quarta-feira (17) para a abertura oficial da programação de música no festival South by Southwest 2010. São mais de 300 bandas escaladas só para este primeiro dia em cerca de 50 casas espalhadas pela cidade. Motörhead e Spoon devem atrair o maior público da noite.

O Motörhead é a atração principal no Austin Music Hall, a partir das 22h30 (horário local), mas é o vocalista Lemmy Kilmister que recebe as atenções durante o dia. O músico será entrevistado pelo jornalista Philip Freeman no Centro de Conveções para falar sobre a banda e o filme "Lemmy", que faz estreia mundial nesta quarta durante o SXSW. O documentário dirigido por Greg Oliver e Wes Orshoski inclui entrevistas com amigos, família, antigos e atuais colegas de banda, e admiradores como Slash, Dave Grohl, Ozzy Osbourne e Peter Hook.

O Spoon, que esteve no Brasil em 2008 para tocar no Festival Planeta Terra, vai dar início nesta noite, no Stubb's Events, a nova turnê mundial. A banda, que foi formada em Austin em 1994, lançou em janeiro deste ano o sétimo disco da carreira, "Transference", e vai colocar a turnê para rodar os Estados Unidos até abril.

Outras bandas que devem se destacar neste primeiro dia são a diva do soul Sharon Jones acompanhada pelos músicos veteranos do The Dap Kings; os nova-iorquinos do The Walkmen, que já estão no cenário do indie rock desde 2004; os suecos do Miike Snow, escalados para tocar no festival Coachella, em abril; e o Broken Bells, projeto formado pelo Danger Mouse e James Mercer da banda The Shins. No radar das novidades promissoras entram ainda My Tiger My Timing, Surfer Blood e We Were Promised Jetpacks.

Os brasileiros que começam a maratona no SXSW são os brasilienses do Lucy and The Popsonics, que tocaram no festival no ano passado; os gaúchos do Canja Rave; o projeto do baterista do Hurtmold, chamado M. Takara 3; os recifenses do River Raid; e a Banda Desenhada, de Forteleza e que anteriormente se chamava Telerama.

O Cheap Trick, banda dos anos 70 e dona dos sucessos "I Want you To Want Me" e "Surrender", chega ao SXSW para ser entrevistado no Centro de Convenções nesta tarde. O quarteto de Illinois volta aos palcos na sexta-feira (19) para tocar no Auditorium Shores Stage.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host