UOL Entretenimento Música
 

South by Southwest

21/03/2010 - 11h56

SXSW 2010: Show do Big Star é transformado em tributo a vocalista morto nesta semana

MARIANA TRAMONTINA
Enviada especial a Austin (Texas)
  • Alex Chilton, vocalista e guitarrista do Big Star, fez um show no South by Southwest em 2004

    Alex Chilton, vocalista e guitarrista do Big Star, fez um show no South by Southwest em 2004

O show que o Big Star tinha agendado para este sábado (20) no festival South by Southwest foi mantido após a morte do vocalista Alex Chilton, na última quarta-feira (17), e transformado em um tributo ao cantor.

Conforme já era especulado durante a semana, o baterista Jody Stephens --que formou a banda em 1971--, o guitarrista Jon Auer e o baixista Ken Stringfellow levaram ao palco da casa Antone's um time de artistas para homenagear Chilton.

Duas presenças especiais marcaram o evento: o baixista original da banda, Andy Hummel, que não tocava com o Big Star há mais de 30 anos, e a a viúva do cantor, Laura Chilton, que abriu a apresentação dizendo que "Chilton era a pessoa mais sincera que já conheci".

O baixista do R.E.M., Mike Mills, subiu ao palco para cantar "Jesus Christ", enquanto o cantor folk Sondre Lerche apareceu com o clássico "The Ballad of El Goodo". O cantor e produtor Chuck Prophet dividiu os vocais de "Thank You Friends" com Jon Auer e Ken Stringfellow.

Também participaram do tributo M. Ward (She & Him), Kurt Kirkwood (Meat Puppets), Evan Dando (Lemonheads), Susan Cowsill e integrantes do Watson Twins, entre outros. Ao final da apresentação, os músicos tocaram "September Gurls" para se despedir de Alex Chilton.

O cantor morreu aos 59 anos após um ataque cardíaco. A associação Memphis Music Foundation também promoveu um tributo com bandas da cidade de Chilton durante o SXSW. Na quinta-feira (18), o diretor criativo do festival, Brent Grulke, lamentou a morte do musico e divulgou um comunicado dizendo que "Alex Chilton era um artista de altíssimo calibre".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host