Topo

Marido de integrante do Pussy Riot recebe prêmio LennonOno da paz em nome da banda

Pyotr Verzilov recebe das mãos de Yoko Ono o prêmio LennonOno da paz em nome da banda Pussy Riot. Ele estava acompanhado da filha, Gera (21/9/12) - Mary Altaffer/AP Photo
Pyotr Verzilov recebe das mãos de Yoko Ono o prêmio LennonOno da paz em nome da banda Pussy Riot. Ele estava acompanhado da filha, Gera (21/9/12) Imagem: Mary Altaffer/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

21/09/2012 14h05

O russo Pyotr Verzilov, marido de uma das integrantes do Pussy Riot presas recentemente, Nadia Tolokonnikova, recebeu nesta sexta-feira (21) o prêmio LennonOno pela paz.

O prêmio foi entregue em Nova York pela artista plástica Yoko Ono a Verzilov, que estava representando a banda com sua filha mais nova, Gera, e a equipe de defesa das cantoras presas.

Um show beneficiente para a banda será organizado no sábado (22) em Manhattan, com ajuda da Anistia Internacional. A equipe de defesa da banda também participará de uma palestra na New York University's School of Law, ainda na sexta.

No dia 1º de outubro acontecerá uma audiência para determinar o destino das três integrantes do Pussy Riot, sentenciadas a dois anos de prisão após terem feito um protesto em uma catedral de Moscou.

O grupo recentemente divulgou um vídeo agradecendo o apoio de artistas como Madonna, Green Day, Bjork e Red Hot Chili Peppers. O primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev declarou recentemente que a banda deveria ser libertada.