Topo

The Roots dá aula de hip-hop no Planeta Terra

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 23h04

Se existem adjetivos para caracterizar a sonoridade do The Roots o primeiro que vem à cabeça é “elegante” - característica esta que a banda também leva para o palco em suas apresentações ao vivo. O grupo capitaneado pelo baterista Questlove e pelo rapper Black Thought fez show impecável no palco Smirnoff durante a edição de 2013 do Planeta Terra.

Considerado uma das melhores bandas de hip-hop da história, a turma da Filadélfia, com dez álbuns de estúdio lançados e diversas parcerias musicais ao longo dos anos, é conhecida pela roupagem inovadora que sempre buscou dar ao gênero surgido nos anos 80: um hip-hop armado com boas rimas e conteúdo social, mas com um forte pé no jazz, no soul e também no rock.

Com o cenário perfeito de um fim de tarde ensolarado, o The Roots mandou faixas como "Table of Contents (Parts 1 & 2)", “Next Movement”, “Proceed”, “What They Do”, “Get Busy”, “Mellow my Man”, “You Got Me”, “How to Get Over”, “Here I Come”, entre outras – encerrando com o hit “The Seed 2.0”. Assim, desfilaram por álbuns como “Do You Want More?!!!??!” (1995) “Things Fall Apart” (1999), “Phrenology” (2002), “Game Theory” (2006), “How I Got Over” (2010).

Ainda teve espaço para inserir no setlist músicas de outros artistas, como Bruno Mars (com “Locked Out Of Heaven”), Donna Summer (com “Love to Love You Baby”), Sugarhill Gang [com o clássico do hip-hop oitentista “Apache (Jump on It)”], Led Zeppelin (com “Immigrant Song”) e Guns ‘n’ Roses (com "Sweet Child o' Mine"). Vale lembrar que o Roots ocupa hoje o posto de banda oficial no programa do apresentador Jimmy Fallon na emissora norte-americana NBC (“Late Night with Jimmy Fallon), então interpretar faixas de outros artistas não é um desafio – dado principalmente à versatilidade dos músicos que integram o grupo.

Um outro destaque vai para a interação entre os integrantes e também entre eles e o público. Diversas vezes ao longo do show faziam piadas e riam uns com os outros – além de dividir o champagne que tomavam no palco (se a música tem classe, quem a toca também) – e buscavam fazer com que os presentes os acompanhassem na festa.

Um dos músicos mais expressivos nesse sentido é Damon Bryson que toca o sousafone e que foi apelidado pelos companheiros de banda de Tuba Gooding Jr. (um trocadilho do instrumento com o nome do ator Cuba Gooding Jr.), que interagiu com a plateia quase que o show inteiro. Questlove, a mente por trás do Roots, comanda o groove em sua bateria e é indispensável para o funcionamento da banda.