Topo

Com Gregório Duvivier, Clarice Falcão dá clima de Porta dos Fundos a show

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 16h14

Famosa pelos vídeos humorísticos do Porta dos Fundos na internet, Clarice Falcão estreou nos palcos de um festival no Planeta Terra 2013, que acontece no Campo de Marte,  São Paulo, neste sábado (9), com foco nas suas canções tragicômicas, mas com um clima inegável de piada. Ao tocar "Essa é pra Você", uma canção que lista todos os defeitos do namorado, o ator e marido da cantora, Gregório Duvivier, apareceu no final e repetiu a piada já conhecida do canal no YouTube. "Clarice, essa música é para mim?". "Que é isso, Gregório? Nada a ver". A plateia animada, que acompanhava o show com direito a gritinhos, caiu na gargalhada.

Deixado um pouco a timidez característica de lado, Clarice se mostrou confortável no palco secundário do festival. "Olá Planeta terra", disse no começo, bastante aplaudida pelo público que enfrentou o sol quente e marcou presença na apresentação. "Que estranho tocar de dia. Parece que estou comandando um trio elétrico. Seria a micareta mais depressiva do mundo", brincou.

 O clima tragicômico se seguiu com "O Que eu Bebi" e "Um só" e "De Todos os Loucos do Mundo eu Quis Você". "Não sabia que tinha tanta gente no mundo. E vocês, estão bem?", disse, antes de cantar, com a ajuda de um violoncelo, "Eu Me Lembro", uma espécie de jogral de um casal que se lembra de detalhes distintos do dia que se conheceram.

Com arranjos mais delicados, o show foi um pouco prejudicado pelo som do palco principal. Ela percebeu e pediu:  "Tá rolando o show de O Terno aqui ao lado, eu queria estar vendo, mas estou aqui. Por isso, queria pedir para vocês gritarem um pouquinho". Foi prontamente atendida pelos fãs fiéis. "Obrigada pela força", disse, arrancando risos.

“Ela é demais, engraçada e boa cantora ao vivo. Gosto quando ela usa a insegurança dela para a apresentação”, elogiou a estudante paulista Beatriz Camargo, 16, que enfrentou o calor com a amiga Carolina Pereira, 16.

Em um clima indie fofo, que encontra ecos na primeira fase do Belle and Sebastian, Clarice defendeu o grupo das mulheres no festival que neste ano tem a carioca e Lana Del Rey como representantes. Em 2012, as mulheres tiveram maior destaque com Azealia Banks, Garbage, Gossip e Mallu Magalhães.

No final, Clarice mostrou uma música nova, “mas ainda nem terminamos ela”, comentou. Enquanto a banda tocava a canção, mais roqueira, Clarice colocou um chapéu, óculos escuro e se sentou em uma cadeira de praia, fingindo tomar um drink. Em seguida, tentou descer do palco a pedido dos fãs. "Como faz isso?". Sentou-se na beira do palco. "Aqui está maneiro. Tá mais perto", disse, antes de perguntar para os fãs que música eles queriam para fechar o show. Ganhou "Oitavo Andar".

  • Tiago Dias/UOL

    Parte da pista do Campo de Marte ganhou pedrinhas para facilitar o acesso, mas o público teve dificuldade em caminhar

Sol e rock
O Planeta Terra Festival 2013 começou às 13h45 com o peso do quinteto paulista Hatchets, que abriu os trabalhos no palco principal. Mais tarde, a banda The Muddy Brothers, que venceu o concurso do festival, se apresentou no palco secundário para um público pequeno, que aproveitou um escorregador, localizado entre os dois palcos, e a roda gigante para se divertir – uma maneira de lembrar o Playcenter, que sediou o festival nas edições anteriores.

Com sol forte, o público sofreu com a ausência de sombra no Campo de Marte e improvisou com sombrinhas e panos na cabeça. A produção espalhou pedrinhas em parte da pista, o que dificultou o trajeto do público perto do camarote. Até às 17h, o Campo de Marte já se encontrava com pouco menos da metade de sua capacidade de 30 mil pessoas.Pontualmente às 13h45, os paulistanos da banda Hatchets iniciaram o primeiro show do dia, que ainda terá Travis, Lana Del Rey, Beck e Blur.