UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: Independente
Preço médio R$ 20
22/05/2009

ZÉ BARBEIRO

"Segura a Bucha!"

Em seu primeiro CD autoral, "Segura a Bucha!", o violonista e compositor José Augusto Roberto da Silva, conhecido nas rodas de choro paulistanas e no meio instrumental brasileiro pela alcunha de Zé Barbeiro, propõe um novo parâmetro de composição e harmonização para o choro, gênero secular brasileiro de importância similar ao que o jazz representa para a música popular norte-americana.

Vencedor do Projeto Pixinguinha na categoria produção em 2008, o qual viabilizou o lançamento deste CD, Zé Barbeiro registrou uma seleção de 14 choros - dentre seus mais de cem compostos até hoje - enfatizando, por meio de sua inventividade e irreverência musicais, uma mescla entre a mordenidade e os formatos tradicionais de andamentos do choro.

Estas características são comprovadas ao se ouvir a ritmada polca "Chuva em Floripa" ou o pontuado maxixe "Bafo de Bode" (parceria com o violonista Alessandro Penezzi), que apresentam coesão sonora quando juntados à imprevisibilidade, virtuosismo e desconstrução rítmica no choro com pegada de samba "De trás pra Frente".

Desperta a atenção também as opções incomuns do Zé Barbeiro compositor, como a ascensão das baixarias de seu violão à condição de solista que dita a frase inicial da melodia da intrincada peça "Clarinetista Enchendo o Sax", assim como a audição de um violão seresteiro na melódica peça para violão solo "Minha Primeira Vez", evocando o lirismo sertanejo do mestre João Pernambuco nos dias atuais.

Chorão - assim são conhecidos os músicos do choro - de rara estirpe, Zé Barbeiro carrega em suas baixarias e bordões das notas graves de seu violão sete cordas uma autêntica escola de vida e um aprendizado de anos de convívio informal com músicos de diversos perfis. (ZÉ CARLOS CIPRIANO)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host