Gravadora: Super Reds
Preço médio: R$ 21,50
03/03/2006
BLUEBELL
Slow Motion Ballet
Álbum de estréia da paulista Bel Garcia, que sob a alcunha de Bluebell mostra a que veio com um trabalho bastante maduro e variado, bem escrito em português e inglês. "Slow Motion Ballet" é marcado por contrastes entre áspero e suave, elétrico e acústico, rock e folk.
Alguns momentos mais agressivos homenageiam o rock "noventista", com trejeitos à la Nirvana e algo do (já antigo) britpop, com o diferencial do vocal feminino bem treinado, como na primeira faixa "Ordinary". O elemento roqueiro em outros momentos cai nos anos 70, mais especificamente em Bowie e Lou Reed, em músicas como "It's Out There".
Mas o lado mais interessante está nas baladas acústicas (ou quase), em que a influência folk predomina e a cantora é mais livre para voar e explorar sua habilidade como compositora, claramente a carta mais alta que tem na manga. Outro ponto forte são os arranjos bastante criativos e que escapam do óbvio sem cair na arapuca do "experimentalismo". O disco tem oboé, banjo e até mesmo alguma eletrônica aqui e ali, o que nos traz à mente outra grande influência: os Beatles. O "Álbum Branco" e os primeiros trabalhos solo de George Harrison e Paul McCartney estão em toda parte, mais claramente no cover de "Junk", da estréia solo de McCartney. Ponto para ela. Um trabalho de estréia promissor e interessante, com uma única ressalva: a parte gráfica feia, que destoa da música e dá uma impressão inicial negativa. A segunda prensagem merece outra capa. (Pedro Carvalho)