UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: ST2 Records
Preço médio: R$ 40
16/09/2008

FUNK BROTHERS

"Live in Orlando"

Bob Babbit (baixo), Uriel Jones (bateria) e Eddie Willis (guitarra) faziam parte da formação original do Funk Brothers, a banda da gravadora Motown, uma das principais referências da música negra norte-americana. Os músicos acompanhavam os artistas do selo e foram responsáveis pela base instrumental da maior parte do catálogo da gravadora

Capitaneada por Berry Gordy, a Motown instituiu um padrão de excelência para a soul music nas décadas de 50 e 60, a partir de uma equilibrada mistura de música gospel e r&b e se notabilizou com o lançamento de compactos históricos como "Got a Job" e (I Need Some) "Money" e "Be My Baby", entre vários outros que caracterizaram a era de ouro da música pop. Também contava com um admirável elenco formado por artistas e grupos como Stevie Wonder, The Ronettes, Marvin Gaye, The Marvelettes, Mary Wells, The Supremes, The Jackson Five e The Temptations, entre outros.

"Live In Orlando" apresenta um show da nova formação do Funk Brothers, gravado ao vivo em Orlando (EUA), na véspera de ano novo em 2005.

Completam o grupo os músicos Donna Curtin (voz), Robert Jones (teclados e voz), Ray Monette (guitarra), Delbert Nelson (voz), Márcia Ware (voz), Spider Webb (bateria) e Trenita Womack (percussão e voz), mais um naipe de metais formado por Jimmy Bowland (saxofone), Vinny Ciesielski (trumpete) e John Hinchey (trombone).

Em um repertório de 13 temas distribuídos em aproximadamente uma hora de show, o coletivo celebra clássicos como "Signed, Sealed, Delivered" (Stevie Wonder), "You Can't Hurry Love" (The Supremes), "Dancing in the Street" (Martha & the Vandellas), "Higher and Higher" (Jackie Wilson), "Ooo Baby, Baby" (Smokey Robinson) e "Ain't no Mountain High Enough" (Marvin Gaye e Tammi Terrel), entre outros.

Ainda que seja entretenimento da melhor qualidade, este DVD vale mais como rito de iniciação a quem queira se aprofundar nas maravilhas do repertório da Motown, cujos registros originais serão sempre incomparáveis, pois atualmente é impossível captar sua magia, originalmente gravada em mono, e reeditar seu padrão de qualidade hoje.

Nos extras, o espectador poderá assistir a entrevistas individuais com Bob Babbitt (baixo), Uriel Jones (bateria) e Eddie Willis (guitarra), os únicos remanescentes do Funk Brothers original ainda vivos e também produtores executivos deste projeto. Eles falam remontam suas respectivas iniciações musicais e ajudam a explicar um pouco da magia dos registros clássicos do selo, totalizando aproximadamente 100 minutos de DVD. (MARCUS MARÇAL)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host