Gravadora: Biscoito Fino
Preço médio: R$ 45
11/01/2008
JOÃO DONATO E BUD SHANK
"João Donato & Bud Shank ao vivo no Rio de Janeiro"
O DVD "João Donato & Bud Shank ao vivo no Rio de Janeiro" registra mais um encontro de dois senhores de boné cuja parceria jazzística remonta a 1965: o pianista, acordeonista, cantor, compositor e arranjador brasileiro Donato e o saxofonista e compositor norte-americano Shank. O resultado é primoroso.
Eles conheceram-se durante primeira temporada americana de Donato, na onda da invasão da bossa nova aos EUA -onda que, em 1965, rendeu o álbum "Bud Shank & His Brazilian Friends", com repertório brasileiro. Reencontraram-se só em 2004, quando Donato participou do show de Shank em um festival no Rio. Em seguida, gravaram em estúdio o CD "Uma tarde com Bud Shank e João Donato", com canções de Donato e standards.
O atual DVD traz um registro feito em novembro de 2006, em duas noites de show no já extinto Mistura Fina da Lagoa, no Rio. Os diretores Felipe Nepomuceno e Renato Martins optaram por um preto-e-branco intimista que tentar recriar o clima das clássicas gravações americanas de jazz. O piano (aparentemente) simples de Donato e o sax-alto de belo timbre de Shank são acompanhados apenas pelo contrabaixo de Luiz Alves e pela bateria de Rubinho.
O repertório foi escolhido por Shank, segundo Donato. "Minha Saudade" (Donato/João Gilberto) já havia sido gravada duas vezes pela dupla, em 1965 e 2004. "Night and Day" (Cole Porter) estava no álbum de 2004.
Das novidades, duas são do próprio Shank: "Wildflower's Lullaby" e "Carousels", esta em parceria com sua mulher, Linda. A internacional
"Manhã de Carnaval" (Luiz Bonfá/Antônio Maria) ganha muitos climas diferentes na mão do duo. Em "Lotus Bud" (Shorty Rogers), Luiz Alves brilha no solo. Em "Lover Man (Oh, Where You Can Be?)" (Jimmy Davis/Roger "Ram" Ramirez/James Sherman), Donato mostra, em seu solo, como é possível dizer muito com poucas notas. Para fechar, a clássica "Eager Beaver" (de Stan Kenton, com quem Shank começou sua carreira nos anos 1950) vira uma irresistível bossa nova, com direito a solo de Rubinho.
O DVD ainda traz três standards como faixas-bônus: "Fascination Rhythm" (George e Ira Gershwin), uma suingada versão de "Summertime" (dos Gershwin com DuBose e Dorothy Heyward) e "Night and Day". Para fechar, um making of com cenas dos ensaios e entrevistas com os dois músicos). O encarte também é caprichado, com informações históricas legais sobre os temas.
(ROGER MODKOVSKI)