Gravadora: Sony/BMG
Preço médio: R$ 29
03/06/2009
FOO FIGHTERS
"Live At Wembley Stadium"
Ao longo de seus quase 15 anos de carreira, o Foo Fighters conseguiu provar algumas coisas. A primeira delas é que, principalmente graças à personalidade de seu líder Dave Grohl, a banda nunca esteve nas sombras do Nirvana, grupo pelo qual Dave foi baterista e se tornou conhecido. A segunda delas é que o próprio, apesar de ser melhor com as baquetas, é também um grande líder e um espetacular frontman. A terceira é que esta é uma banda que certamente sabe fazer bons hits.
Os três fatos ficam mais do que claros no recém-lançado DVD "Live At Wembley Stadium". Gravado em duas noites em junho de 2008, o registro traz 18 dos maiores sucessos do grupo e abrange todas as fases de sua carreira. Tudo perante a um público empolgado que praticamente lota o estádio britânico.
Além de ser visualmente muito bonito, com planos abertos e câmeras focando detalhes interessantes dos integrantes da banda, o DVD deixa claro o domínio que o Foo Fighters exerce sobre seu público. Aqui, o ponto vai não apenas para a qualidade das músicas em si, mas pela forma como foram escolhidas e colocadas na apresentação. E, apoiado em suas composições, Grohl nunca deixa a peteca cair, fazendo com que a energia do show se mantenha praticamente intacta do início ao fim.
É sem dúvida um prato cheio para os fãs, que se deliciarão com a competência da banda no palco, assim como o público inglês o faz, cantando a grande maioria das canções em uníssono. Aos que nunca deram muita atenção para o grupo, fica o aviso: não se assuste ao se pegar cantando músicas como "Times Like These", "Learn To Fly", "Breakout", "Everlong" e "Monkey Wrench", só para citar alguns exemplos.
Os músicos de apoio - um tecladista/acordeonista, um percussionista/vibrafonista, e uma violinista - aparecem bem, complementando de forma suave e eficaz os arranjos das músicas da banda, como é o caso de "Skin and Bones", "Marigold" e "My Hero", as três faixas mais calmas, inteligentemente situadas no meio do show.
O momento mais especial da apresentação fica para o final, quando um emocionado Dave Grohl chama ao palco John Paul Jones e Jimmy Page, ambos integrantes do Led Zeppelin, para juntos tocarem "Rock and Roll" - esta cantada por Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters e com Grohl assumindo as baquetas - e "Ramble On", com Dave de volta ao microfone. A canção "The Best Of You" encerra o registro com Dave Grohl novamente de olhos marejados, enquanto fogos de artifício explodem no céu.
O DVD "Live At Wembley Stadium" é uma adição interessante na vitoriosa carreira do Foo Fighters. Um presente para os fãs e um daqueles lançamentos que servem para selar anos de criatividade com um ótimo espetáculo.
(FLÁVIO SEIXLACK)