Gravadora: ST2
Preço médio: R$42,90, cada DVD
25/08/2005
DIZZY GILLESPIE, TOMMY FLANAGAN, OSCAR PETERSON
Norman Granz' Jazz in Montreux
Os três DVDs fazem parte da coleção "Norman Granz' Jazz in Montreux", que já teve outros títulos resenhados
aqui. Granz, embora sem tocar, foi uma figura importante da história do jazz, especialmente por reunir grupos formados por grandes estrelas no projeto Jazz at the Philarmonic, ainda nos anos 40. Com percalços, a iniciativa durou até os anos 70, um período de vacas magras, economicamente, para o jazz. Estes DVDs mostram três shows produzidos por Granz no festival de Montreux, na Suíça. O nome mais famoso é o de Dizzy Gillespie (1917-1993), que comanda um sexteto de formação inusitada, com dois trompetes (o seu e o de seu então pupilo e atual sósia Jon Faddis), vibrafone (do gigante Milt Jackson, do Modern Jazz Quartet), piano (do jamaicano Monty Alexander), baixo (de Milt Jackson) e bateria (de Jimmie Smith). Não é uma das performances mais memoráveis de Dizzy Gillespie, mas tem ótimos momentos de jazz, especialmente nas faixas mais rápidas, como "The Champ" e "Get Happy". Outro DVD foca uma modalidade de jazz que não é palatável para todos os gostos: o piano solo. Porém, poucos músicos são mais adequados para seduzir o ouvinte para esse tipo de apresentação do que Oscar Peterson (1925). Com técnica assombrosa e estilo exuberante, Peterson oferece um cardápio variado, com interpretações modernas do stride piano do início do jazz, de baladas, do swing e do bebop. O terceiro DVD tem um dos mais respeitados pianistas do jazz moderno, Tommy Flanagan (1930-2001), num dos mais clássicos formatos do jazz: o piano trio. A apresentação é perfeita, com ótimo entrosamento entre o líder, o baixista Keeter Betts e o baterista Bobby Durham. No geral, os shows apresentados na coleção são bons, mas a edição poderia ser melhor, se tivesse caracteres indicando os nomes e autores das canções e revisasse mais atentamente as legendas e encartes (evitando erros como chamar Thad Jones de "Tam Jones"). (Rodrigo Barradas)