Gravadora: Biscoito Fino
Preço:R$ 40, em média
11/01/2007
MART'NÁLIA
Em Berlim ao Vivo
Mart'nália se apresentou em Berlim em 16 junho de 2006, durante a Copa do Mundo, no evento Copa da Cultura, organizado pelos governos do Brasil e da Alemanha. A apresentação na Haus der Kulturen Der Welt, lotada de brasieliros, virou CD e DVD dirigido por Roberto de Oliveira e com direção de fotografia de João Wainer.
A filha de Martinho da Vila canta sambas de Luiz Melodia ("Estácio, Holly Estácio"), Ana Carolina ("Cabide", feita para Mart'nália), Dona Ivone Lara ("Alguém me Avisou"/"Sonho Meu"), Arlindo Cruz (a bem humorada "Boto Meu Povo na Rua"), além de Martinho (a bela "Renascer das Cinzas", samba-enredo antigo da Vila Isabel).
Mais pop são "Menino do Rio", de Caetano Veloso, e "Benditas", de Mart'nália e Zélia Duncan ("pra mim, ZD", brinca a cantora).
Para encerrar, "Chega", sucesso da cantora sobre fim de relacionamento: "não quero mais ser seu amigo, seu inimigo, nada!". Boa, Mart'nália fez uma roda de samba carioquíssima bem perto do Reichstag.
Nos extras, Mart'nália canta ao vivo "Sem Compromisso" e "Deixa a Menina" com Chico Buarque, uma bela parceria, e "Estácio, Holly Estácio" com Luiz Melodia no estúdio. Também há um "depoimento" da sambista, aí no Rio, em que ela fala sobre a sua primeira ida à África, as semelhanças musicais que encontrou em Angola ("uma melodia meio chorosa, que a gente herdou um pouco de Portugal e um pouco da África. Só que a gente chora rindo", diz), sobre a mãe e sobre o pai, "o pai-patrão".
(MN)