Gravadora: Universal
Preço médio: R$ 39
09/11/2007
CAETANO VELOSO
"Cê Ao Vivo"
Fazer um álbum e um show com "pegada" rock e que tenha algo a ensinar, em termos de sonoridade e arranjo, aos roqueiros do Brasil e, por que não?, do mundo. Esse é o objetivo nada modesto de "Cê", diz Caetano Veloso em entrevista contida no DVD "Cê Ao Vivo".
O prato principal do DVD é um show gravado em 12 de junho de 2007 na Fundição Progresso, na Lapa carioca. Para conseguir a tal "pegada" rock, Caetano, sua voz e seu violão cercam-se de um power trio de meninos (Pedro Sá, guitarra e baixo, Ricardo Dias Gomes, baixo e piano rhodes, e Marcelo Callado, bateria).
Tudo soa mesmo a rock, mesmo quando é frevo ("Chão da Praça", de Moraes Moreira e Fausto Nilo) ou samba ("Desde que o Samba É Samba", dele e Gilberto Gil). São 25 canções, entre faixas de "Cê" e clássicos recuperados. Destaque para o arranjo mínimo e a interpretação cuidadosa de "London, London" e para as novas e nervosas "Odeio" e "Não Me Arrependo", do álbum de 2006.
A entrevista que completa o DVD vale ser vista. Na sua prosa envolvente, Caetano explica os propósitos de "Cê" e sua relação com o antológico "Transa", de 1972. Imagens do exílio londrino ilustram a história. Apesar de não ser um caso inédito, também é legal ver Caetano contando como foi sua descoberta do reggae, em Londres. Ou constatando que a canção "Fora da Ordem" continua tristemente atual, 16 anos depois do lançamento.
Enfim, "Cê" mostra que Caetano segue fiel à proposta tropicalista de inventar sempre e de misturar sons universais e brasileiros -às vezes acertando mais, às vezes menos.
(ROGER MODKOVSKI)