Gravadora: Universal
Preço médio: R$ 49
05/06/2007
ZÉLIA DUNCAN
Pré Pós Tudo Bossa Band - O Show
Como indica o título, este DVD consiste de um registro da turnê do disco "Pré Pós Tudo Bossa Band", de 2005. A cantora escolheu para o projeto um show paulistano no Auditório Ibirapuera, em novembro de 2006.
Com uma banda competente e arranjos econômicos de bom gosto, o show é representante de uma feliz tendência recente da MPB em direção a bandas menores e uma abordagem musical mais austera. Com este ponto de partida, Zélia Duncan consegue destacar, sem afetações, seus excelentes dotes vocais e a qualidade das composições.
O clima de revisão estética também está na letra da faixa-título, escrita em parceria com o cantor e compositor Lenine. Em versos como "Todo mundo quer ser da hora, tem nego sambando com o ego de fora" e "Pré-pós-tudo-bossa-band, moderno, eu não te enxergo bem", fica clara a intenção de se cortar as arestas e fugir de soluções pretensiosas.
Assim, o show transita bem entre um lado que beira o "rock nacional", com Zélia empunhando a guitarra elétrica, e outro mais brasileiro, mas não menos pop, como na música de abertura, o samba "Quisera", feito em parceria com Lulu Santos.
Os melhores momentos são os mais ousados. Em particular quando a cantora revisita o trabalho de seu herói, o compositor Itamar Assumpção, ícone da vanguarda paulistana nos anos 80, morto em 2003. Faixas como o reggae "Dor Elegante" (com letra do poeta Paulo Leminsky), com sua agilidade, elegância e humor, deixam clara a falta que Itamar faz para a MPB.
O público, no entanto, vibra principalmente com os hits radiofônicos, como "Alma", clímax do show. Bem dirigido, o espetáculo consegue agradar tanto os fãs do lado mais leve de Zélia, quanto os apreciadores de suas aventuras mais insólitas.
Nos extras, o DVD traz os videoclipes de "Vi, Não Vivi" e "Redentor", além da música "Valsa em Si".
(PC)