Gravadora: Sony/BMG
Preço médio: R$ 40
13/11/2008
AC/DC
"No Bull"
Lançada originalmente em VHS ainda em 1996, a edição original de "No Bull" foi feita às pressas e não agradou ao diretor David Mallet, que felizmente teve a oportunidade de refazer o serviço nesta versão em DVD.
Filmado em película, com requinte cinematográfico e tendo como cenário a belíssima arquitetura da Plaza de Toros de Las Ventas na capital espanhola, o material foi reeditado em alta definição para garantir a melhor qualidade possível de imagem e som.
No que diz respeito à banda, não há do que reclamar. O show madrilenho fez parte da turnê do álbum "Ballbreaker". Lançado em 1995, foi o primeiro disco de estúdio após o retorno do baterista Phill Rudd, que deixara a banda em 1983 depois de oito anos, durante os quais a banda vivenciou sua melhor e mais importante fase.
Além do Rudd, "Ballbreaker" trouxe de volta a sonoridade clássica do AC/DC, em grande parte pela produção sem firulas de Rick Rubin, em contraste com a fase anterior, marcada por produções um pouco distantes do modus-operandi básico e simples que os consagrou no início da carreira.
O que temos aqui, portanto, é a receita clássica da banda australiana: rock básico baseado no rhythm & blues, cujos únicos adereços são o volume ensurdecedor e a performance incansável. Angus Young, como sempre, corre, pula e surra a guitarra enquanto executa alguns dos mais emblemáticos riffs e solos do rock and roll.
Assim, "No Bull" traz o AC/DC ao vivo em sua melhor forma desde o início da década de 80, num intenso show de quase duas horas, misturando faixas de "Ballbreaker" com hinos atemporais como "Back In Black", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Whole Lotta Rosie", "TNT" e "Highway to Hell". O único ponto negativo é a ausência de "Jailbreak", mas podemos viver com isso.
O DVD traz também como extras as faixas bônus "Cover You in Oil", gravada em Gotemburgo, na Suécia e "Down Payment Blues", ao vivo em Daytona, Flórida, além de cinco músicas do show em Madrid com as câmeras concentradas em Angus Young. Perfeito para os fãs e diversão garantida para qualquer roqueiro.
(PEDRO CARVALHO)