UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: Trama
Preço médio: R$ 22
18/06/2003

INEZITA BARROSO

Hoje Lembrando

Atriz de cinema premiada e apresentadora de TV, cantora e pesquisadora de folclore, Inezita Barroso é uma jóia, como essas da cultura popular que há mais de meio século ela garimpa pelo país e divulga em suas palestras, shows e gravações.
Com uma discografia de cerca de 80 discos, entre compactos, LPs e CDs, a cantora celebrizou com sua voz grave de contralto clássicos como "Moda da Pinga", "Ronda" e "Lampião de Gás".
Neste novo disco, "Hoje Lembrando", Inezita reúne 13 canções, das quais dez regravações de raridades de sua carreira. "Procuramos resgatar canções que faziam parte do meu repertório mas estavam indisponíveis em disco", explica.
As versões ganharam arranjos orquestrais do maestro Théo de Barros que fornecem o contraponto perfeito para a voz potente -quase épica- da cantora. A empreitada resulta em pérolas como "Tamba-Tajá", "Leilão", "Roda Carreta" ou "Maricota Sai da Chuva".
É em temas folclóricos como esses que o lirismo da cantora encontra sua melhor matéria prima, embora Inezita também emocione em serestas e sambas-canções, como "Bem Iguais", "Recompensa" e "Modinha", de Villa-Lobos.
Aos 78 anos, a cantora -que teve como inspiração
em sua carreira o vizinho Mário de Andrade- traça um abrangente panorama da música tradicional brasileira, com a produção requintada que seu conhecimento de causa e talento merecem. (Antonio Farinaci)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host