UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: Nonesuch
Preço médio: R$ 36
14/06/2007

Wilco

"Sky Blue Sky"

Com 13 anos de carreira e sete álbuns lançados, o Wilco já pode se considerar uma banda veterana. E isso transparece neste novo trabalho, o mais maduro até agora. Tanto no que diz respeito à evolução artística quanto ao próprio estilo musical, cada vez mais adulto.

Nascida das cinzas do Uncle Tupelo, um dos maiores nomes do alt. country (estilo que mistura influências da música americana de raiz com o rock alternativo), a banda custou um pouco para se tornar uma entidade própria, com menos amarras estilísticas.

Assim, "Sky Blue Sky" é mais um degrau da evolução iniciada a partir do terceiro álbum "Summerteeth", de 1999. A entrada do guitarrista Nels Cline em 2004 deu mais personalidade à banda. O estilo do músico, ora jazzístico, ora barulhento, mas sempre criativo, é um dos fatores que ajudam o disco a se referir ao soft rock setentista sem cair na sonoridade asséptica dos originais.

A originalidade do Wilco em "Sky Blue Sky" está no fato de que eles conseguiram a proeza de misturar um estilo essencialmente radiofônico e comercial --como o soft rock-- com idéias ousadas, mantendo os aspectos experimentais e as influências folk dos discos anteriores.

Como uma curiosa jam session entre Eagles com Television, ou James Taylor com Sonic Youth, "Sky Blue Sky" consegue ser um disco ao mesmo tempo ousado e fácil. O que já é por si só uma virtude.(PEDRO CARVALHO)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host
    Preço médio: R$ 36%>