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Gravadora: EMI
Preço médio: R$ 35,50
15/04/2004

N.E.R.D.

Fly Or Die

Como produtores, sob a alcunha de Neptunes, eles já produziram hits para Justin Timberlake ("Rock Your Body"), Snoop Dogg ("Beautiful"), 'NSync ("Girlfriend"), Britney Spears ("I'm Slave 4 U"), Usher ("U Don't Have to Call") e muitos outros. Como banda, Pharrel Williams e Chad Hugo, mais Rob "Shay" Walker, já haviam dado corpo -e um certo conceito- às suas idéias sonoras em "In Search Of...", disco original de 2001 que, feito à base de samples, foi totalmente refeito instrumentalmente e lançado oficialmente em 2002. E que conceito era esse? Ao lapidar um amálgama de hip-hop-pop-rock, com suspiros de r&b, o N*E*R*D (abreviação para No One Ever Really Dies) alternava riffs distorcidos, concisos e incisivos, com baladas acústicas de levada grooveadas. Mas a fórmula, por conta da superexposição recente, tanto pelas produções próprias quanto as feitas para terceiros, não sustentaria outro disco, mesmo porque já estava lapidada o suficiente. Em "Fly or Die", o novo disco, os netunos Pharrel Williams e Chad Hugo tomaram para si a responsabilidade de cuidar da instrumentação. Se a sonoridade do grupo se mantém característica, a lógica empregada nas canções é diferente daquilo que se podia esperar. Mais uma vez, a necessidade rítmica de uma bateria de verdade e a forma como seu som é gravado são escolhas acertadas do N*E*R*D. Os arranjos vocais são outro pilar de sustentação. Apesar do teor das letras ser deveras ridículo ("Her ass is a spaceship I want to ride" é verso do primeiro single "She Wants to Move", sem contar a profusão de palavras felinas como "sexy", "foxy" e "baddass"), sonoramente elas funcionam, e é isso o que importa. E se a base é sólida, o grupo assim teve liberdade para viajar em arranjos de teclados, muitas vezes revisitando uma sonoridade explorada pelo funk do fim dos anos 70. Os riffs de guitarra, muitas vezes de cadência hard rock, são outra força do ritmo balançante do grupo. E a alternância dos arranjos fazem a música do grupo passear pelos mais variados estilos da música negra, muitas vezes excursionando pelo soul. A própria disposição e ordenação das faixas demonstra um controle muito grande da banda em relação ao seu material, puxando e empolgando mais no começo, relaxando do meio para o fim. Com o seu segundo disco, o N*E*R*D mostra que seu papel no mundo da música hoje não é importante à toa. (AO)

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