Gravadora: Coqueiro Verde
Preço médio: R$ 19,90
30/04/2008
HAPPY MONDAYS
"Uncle Dysfunktional"
Após 15 anos sem lançar um álbum de inéditas, os ingleses do Happy Mondays voltam com "Uncle Dysfunktional". Mesmo depois de tanto tempo longe dos estúdios, a banda mantém toda a psicodelia, humor e balanço presentes em seus trabalhos anteriores.
"Yes, Please", de 1992, foi o último lançamento do grupo, que atualmente conta com três integrantes da formação original, Shaun Ryder nos vocais, Gary Whelan na bateria e o dançarino Bez.
O auge dos Mondays foi no início da década de 90, com o álbum "Pills 'n' Thrills and Bellyaches", durante o movimento conhecido como Madchester, que dominou o cenário da música inglesa, principalmente em Manchester. O movimento, que se caracterizava musicalmente pela mistura de indie rock com batidas dançantes, teve ainda bandas de destaque como The Stone Roses e The Inspiral Carpets.
Uma das músicas mais conhecidas do Happy Mondays, "24 Hour Party People" ("A Festa Nunca Termina"), virou título de um filme sobre a história do famoso clube Hacienda --ícone da cena musical de Manchester nos anos 80 e 90-- e da gravadora Factory, em 2002, com direção de Michael Winterbottom.
O novo trabalho é bastante animado, com letras inteligentes e bem-humoradas. "Jellybean", que abre o CD, é uma das melhores. Destacam-se também "Cuntry Disco" e a música que dá nome ao álbum. "Uncle Dysfunktional" não traz nenhuma inovação, mas dá aos fãs o mesmo espírito e a energia da fase áurea do movimento Madchester.
(DANIELLE NORONHA)