Gravadora: Sony/BMG
Preço médio: R$ 19,90
15/07/2009
KASABIAN
"West Ryder Pauper Lunatic Asylum"
Nome surgido após o boom do novo rock dos anos 2000, o Kasabian chega a seu terceiro trabalho de estúdio com "West Ryder Pauper Lunatic Asylum", cinco anos após o lançamento de seu auto-intitulado debute que o tornou famoso entre adolescentes e jovens ao redor do mundo.
Logo de cara, no single "Underdog", é notável a tentativa do quarteto de fugir do tipo de som, mais básico, que o consagrou. Sonoramente, o novo trabalho ainda apresenta o indie rock dançante dos demais discos, embora, dessa vez, haja uma pitada de psicodelia percorrendo a veia de algumas das canções, como é o caso de "Where Did All The Love Go?" e "Fast Fuse".
Nessa tentativa de encontrar novos rumos para sua música, o Kasabian se apoia em solos de guitarra com influência sessentista, interessantes timbres de teclados e backing vocals dispostos a preencher as lacunas de forma criativa. Nem sempre dá certo, porém. Falta inspiração para faixas como "Vlad The Impaler", "Ladies And Gentlemen (Roll The Dice)" e "Fire", que contrastam com as interessantes "Thick As Thieves" e "Secret Alphabets".
De qualquer forma, é válida e importante a tentativa da banda britânica em buscar novos rumos para suas canções. A principal falha de "West Ryder Pauper Lunatic Asylum", entretanto, está no fato deste ser um disco que fica em cima do muro na maior parte do tempo, sem caminhar a fundo por estradas psicodélicas ou fincar de vez os pés no indie rock mais simples e direto. (
FLÁVIO SEIXLACK)