Gravadora: Sony & BMG
Preço médio: R$ 25
12/01/2009
KINGS OF LEON
"Only by the Night"
Em seu mais novo CD, "Only by the Night" (2008), os irmãos (e primo) Followill voltam bem diferentes das barbas e cabeleiras que usavam no início de carreira, quando eram uma espécie de Creedence Clearwater Revival para a era Strokes. A mudança também se deu no terreno musical, completando a evolução iniciada no álbum anterior, "Because of The Times" (2006).
Com produção e composição mais elaboradas, o disco em seus melhores momentos traz uma sonoridade mais moderna que funciona bem para equilibrar as faixas mais roqueiras, como "Closer" e "Be Somebody", distanciando o disco do pastiche pseudo-caipira dos primeiros trabalhos da banda.
Os maneirismos "sulistas", no entanto, ainda estão presentes nos vocais. A interpretação exagerada do vocalista Caleb Followill tenta emular o "feeling" de seus heróis dos anos 70, apenas para soar como uma espécie de Lenny Kravitz.
Já nas faixas mais radiofônicas, como "Use Somebody" e "Manhattan", a tentativa de unir a grandiosidade e sofisticação de bandas como U2 e Radiohead com a alma sulista, criaram baladas açucaradas. O resultado soa como cruzamentos do pior do Coldplay com o rock de FM pós-grunge dos anos 90 perpetrado por bandas como Creed e Candlebox.
No final, se "Only By The Night" demonstra um potencial para a experimentação que pode gerar bons frutos no futuro, também deixa no ouvinte um sabor residual de pretensão disfarçada de ousadia e sentimentalismo disfarçado de sensibilidade. Resta torcer pela primeira hipótese. (
PEDRO CARVALHO)