Gravadora: EMI
Preço médio: R$ 30
09/03/2010
MASSIVE ATTACK
"HELIGOLAND"
Bristol calling: a psicodelia do Massive Attack ecoa uma vez mais pelas ondas sonoras. A banda, encabeçada pelos fundadores Robert "3D" del Naja e Grant "Daddy G" Marshall, apresenta "Heligoland", que encerra um hiato de sete anos na discografia e mata a sede sonora dos fãs que aguardavam desde "100th Window" (2003).
O trabalho marca a reaproximação de Marshall ao processo criativo do coletivo, após discos com administração predominante de Del Naja (entre 2001 e 2005 "Daddy G" esteve oficialmente fora do Massive Attack).
A sonoridade que ajudou a definir o conceito de trip hop no início dos anos 90, junto a grupos como Portishead e Morcheeba, se faz presente como num eco, transportado no tempo, porém devidamente atualizado. Climas densos, sombrios, mas com batidas que dissipam de repente a paranoia num ritmo dançante, original. Timbres orgânicos, de instrumentos reais, misturados a texturas eletrônicas.
Os entusiastas do britpop podem ainda brindar a participação de Damon Albarn, vocalista do Blur e dos Gorillaz, na faixa "Saturday Come Slow" e contribuições nos teclados.
(MARCO BRITTO)