Gravadora: Warner
Preço médio: R$ 34,90
20/05/2004
ALANIS MORISSETTE
So-Called Chaos
Alanis Morissette está de volta, dois anos sem lançar um disco de inéditas, com um álbum onde mostra mais do mesmo som qua a consagrou mundialmente em 1995 e a transformou num dos maiores fenômenos musicais do pop rock dos anos 90.
Diferentemente de outros ídolos teen Britney, Aguilera, Timberlake --que como ela iniciaram a carreira ainda na infância, na TV-- Alanis preferiu a sonoridade do chamado rock alternativo ao do pop e do rhythm and blues.
Assim, ao invés de posar de símbolo sexual, a cantora valeu-se de letras supostamente inteligentes e uma postura "cabeça" para ganhar seus fãs.
Histórias de amores complicados, questionamentos existenciais e protestos políticos impregnam suas letras, tratados de uma maneira que afeta profundidade, com seu linguajar políticamente correto e sua completa falta de humor, mas que não consegue disfarçar o lugar-comum de suas idéias.
"Eu quero correr nua pelas ruas", canta Alanis na letra da canção título do CD, "quero derrubar todas essas limitações e voltar a ser o que eu nasci para ser". Clichês como este encontram respaldo perfeito na música quadradinha que Alanis faz, praticamente igual desde seus primeiros sucessos "You Oughta Know" e "Ironic": uma mistura de rock e folk, com guitarras pesadas para dar uma certa "ousadia" calculada à música da cantora.
Além disso, o timbre de voz anasalado de Alanis, com suas entonações oscilantes, tingem a música da cantora de uma monotonia por vezes desesperadora. (Antonio Farinaci)