Gravadora: Biscoito Fino
Preço médio: R$ 29
14/11/2007
EUMIR DEODATO
"Eumir Deodato Trio Ao vivo no Rio"
O CD "Eumir Deodato Trio Ao vivo no Rio" registra uma daquelas raras oportunidades que o público brasileiro teve para ouvir o arranjador, que mora nos Estados Unidos desde 1967 e já trabalhou para gente do quilate de Frank Sinatra e Aretha Franklin.
O show foi gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio, em 3 e 4 de abril deste ano. Deodato, no teclado, é acompanhado por Marcelo Mariano no baixo e Renato "Massa" Calmon na bateria. A qualidade da gravação e a segurança dos músicos faz o ouvinte esquecer às vezes que se trata de uma gravação ao vivo.
O repertório é uma homenagem a Tom Jobim, com quem Deodato compartilhou projetos durante 15 anos. São quatro canções de Tom, com destaque para "Sabiá", num emocionado solo, e "Dindi", numa simples e bela versão. E o famoso arranjo do brasileiro para "Assim Falou Zarathustra", de Richard Strauss (tema do filme "2001", de Stanley Kubrick), ganha uma interpretação com espaço até para o baião.
Mas o disco esquenta mesmo nas faixas compostas pelo próprio Deodato, deliciosos temas de jazz funkeado que ficam melhores a cada audição, como "Whistle Bump" e "Skyscrapers".
(ROGER MODKOVSKI)