UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: EMI
Preço médio: R$ 28, em média
21/04/2008

SUPERGRASS

"Diamond Hoo Ha"

A cada lançamento, o grupo britânico Supergrass distancia-se cada vez mais do pop juvenil desencanado com o qual alcançou o sucesso em meados dos anos 90. Produzido por Nick Launay, "Diamond Hoo Ha" mostra uma banda roqueira contemporânea, apesar de o grupo não abrir mão de seus trejeitos pop originais: o pop-punk energético do Buzzcocks. o acento melódico elegante do Jam e o britpop elementar de Kinks e Small Faces, entre outros totens.

Diferentemente da ambiência contemplativa que predomina em parte considerável de seu álbum anterior, "Road to Rouen" (2005), o Supergrass soa em seu sexto álbum adequadamente como uma banda de pop rock contemporânea deveria. Seu rock'n roll básico com forte acento melódico evidencia naturalmente as principais referências sonoras do quarteto no decorrer dos aproximadamente 42 minutos do CD, durante os quais o Supergrass soube muito bem dosar reverência aos seus cânones de maneira muito particular.

Além disso, sua música soa mais robusta e com maior variedade de nuances, o que torna fluente a audição contínua de seus onze temas. Sem saudosismos, "Diamond Hoo Ha" mostra um grupo atento a história do rock e música pop, com referenciais devidamente distribuídos com inteligência.

A faixa que abre o disco, "Diamond Hoo Ha Man," lembra os White Stripes da música "Icky Thump", devido aos vocais de Coombes e os efeitos que sublinham seus riffs de guitarra -- ambos também prestam tributo à tradição do rock'n roll pesado setentista. Mas o farto manancial de referências sonoras é utilizado com economia, destacando variados emblemas sonoros da música pop de diferentes épocas. Destaque para os temas "Ghost of a Friend", "Outside": a primeira é quase um folk rock à moda Beatle, mas também atenta ao senso melódico de um Elvis Costello dos primórdios, já a segunda é mais voltada ao pop oitentista.

Em seu sexto trabalho autoral, o Supergrass mostra-se ciente de sua posição no panorama do pop rock mainstream. "Diamond Hoo Ha" não promove rupturas em relação ao estabelecido, mas contém a devida descontração que caracterizou seus momentos mais luminosos em disco. É mais uma etapa em direção a um pop adulto que a banda ainda não realizou. (MARCUS MARÇAL)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host
    Preço médio: R$ 28, em média%>