Topo

Guarda Municipal proíbe vendedores não autorizados na fila do Rock in Rio

Carla Neves

Do UOL, no Rio

13/09/2013 12h24

Guardas Municipais do Rio de Janeiro proibiram o trabalho de vendedores de alimentos e bebidas instalados em um terreno próximo à fila do Rock in Rio, na manhã desta sexta-feira (13), na Cidade do Rock.

Especiais Rock in Rio

  • Almanaque revê festival em fotos e vídeos

  • Teste o quanto você sabe sobre as bandas do festival

  • Duelo: qual é a melhor banda do Rock in Rio? Vote!

As quatro tendas haviam sido montadas no terreno do José Cominote, que vende plantas no local e que autorizou a permanência dos vendedores. Ao UOL, Cominote afirmou que a prefeitura havia autorizado o comércio no local desde que os vendedores não saíssem do terreno.

No entanto, a Guarda Municipal afirma que eles não têm autorização para trabalhar e que a proibição faz parte de uma ação de manutenção de ordem pública pelo comércio irregular de ambulantes. Os ambulantes autorizados usam colete e crachá disponibilizados pela prefeitura.

O pedreiro Everaldo Santana investiu R$ 18 mil em bebidas para comercializa-las no local. Com a notícia de que está proibido de vender no terreno, ele afirma que não sabe o que fará para arcar com o prejuízo.

Presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, da qual fazem parte os vendedores, Altair Antunes Guimarães disse à reportagem que nunca havia sido proibido de trabalhar no área porque é fechada e os comerciantes não estão circulando. 

Marlí Peçanha, da Secretaria de Articulação Social da prefeitura do Rio, está no local e diz que está "fazendo de tudo para resolver a situação da melhor maneira". 

O evento
Começando nesta sexta, na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, a quinta edição brasileira do Rock in Rio vai até o dia 22 de setembro.  Mais de 160 artistas irão se apresentar em cinco espaços diferentes, divididos entre os sete dias de programação. Quase 600 mil pessoas estão sendo esperadas durante o festival, com uma média de 85 mil espectadores por dia.

Ocupando uma área de 150 mil metros quadrados, a Cidade do Rock irá oferecer ainda diversas lojas e restaurantes para o público, além de brinquedos para entreter aqueles que quiserem dar um intervalo de tantos shows.

O palco Mundo, o maior e principal, conta nesta sexta com as musas Beyoncé e Ivete Sangalo, o eletrônico David Guetta e um tributo a Cazuza reunindo diversos artistas nacionais.