Topo

Rock in Rio abre os portões para o primeiro dia de festival

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

13/09/2013 14h06

Os portões do Rock in Rio foram abertos às 14h desta sexta-feira (13) na Cidade do Rock para o primeiro dia de festival. Sob fotos de artifício e ao som da música-tema do Rock in Rio, os primeiros da fila correram para garantir um bom lugar em frente aos palcos.

Especiais Rock in Rio

  • Almanaque revê festival em fotos e vídeos

  • Teste o quanto você sabe sobre as bandas do festival

  • Duelo: qual é a melhor banda do Rock in Rio? Vote!

Um princípio de tumulto tomou conta quando o primeiro grupo de fãs foi liberado, depois da primeira revista. Cerca de 50 policiais militares faziam o primeiro bloqueio para realizar a revista. Depois, o público tem de caminhar 100 metros até chegar às roletas.
 
Apressados, os fãs corriam até chegar as roletas e tiveram que ser contidos por seguranças para a  validação dos ingressos. "Vale tudo para ser o primeiro", exclamou uma jovem que entrou correndo e aos berros. Ela foi uma das primeiras a entrar na Cidade do Rock.

A quinta edição brasileira do Rock in Rio começa nesta sexta e vai até o dia 22 de setembro. Mais de 160 artistas irão se apresentar em cinco espaços diferentes, divididos entre os sete dias de programação. Quase 600 mil pessoas estão sendo esperadas durante o festival, com uma média de 85 mil espectadores por dia.


A programação deste ano aposta em nomes já consagrados, sendo que a maioria dos artistas já se apresentou no país anteriormente. A escalação privilegia especialmente o pop, destaque do primeiro final de semana, e o heavy metal, destaque do segundo e último final de semana do evento.

O palco Mundo, o maior e principal, conta nesta sexta com as musas Beyoncé e Ivete Sangalo, o eletrônico David Guetta e um tributo a Cazuza reunindo diversos artistas nacionais. O segundo dia (14) diversifica um pouco mais a programação do palco, com os brasileiros do Capital Inicial, o metal pop do 30 Seconds to Mars, as influências soul do Florence and the Machine e o indie pop do Muse. Já o domingo (15) investe no pop com influências de R&B de Jota Quest, Jessie J, Alicia Keys e Justin Timberlake.