Topo

Morre aos 77 anos Allen Toussaint, compositor de Stones e McCartney

10/11/2015 11h29

O americano Allen Toussaint, um dos músicos mais respeitados do panorama internacional, compositor de canções gravadas por Rolling Stones, Paul McCartney e Otis Redding, morreu na noite de segunda-feira (9) logo após se apresentar em Madri, na Espanha.

Lenda da música de New Orleans, Toussaint fez seu último show no teatro Lara e interpretou temas como "Sneakin' Sally Through the Alley", "Get out of my life" e "Who's gonna help a brother get further".

Fontes do teatro explicaram à Agência Efe que o empresário do músico dará mais informações sobre os detalhes da causa da morte.

Pianista, cantor e, sobretudo, compositor, Toussaint assinou também discos como solista, principalmente na década dos 70, entre eles "Life, love and faith" e "Southern nights". Considerado o músico de músicos, foi autor de sucessos de R&B como "Working in a Coal Mine" e "Mother-in-law".

Entrevista com o pianista norte-americano Allen Toussaint

TV Cultura

Lenda
Nascido em Nova Orleans, em 1938, Allen foi candidato aos prêmios Grammy e pertence ao Hall da Fama do Rock and Roll por sua contribuição "em não deixar as velhas tradições do R&B morrerem, acompanhando o rápido desenvolvimento do soul e do funk. Além disso, ele trouxe o som de New Orleans para um estágio nacional, som que se mantém uma parte vital e contínua da herança musical até hoje”, escreveu o Hall da Fama na época.

Nos últimos anos, Toussaint se dedicou à revitalização de sua cidade-natal, abatida pelo Katrina. Em 2013, recebeu uma Medalha de Honra das mãos do presidente Barack Obama.

Em 2014, o pianista se apresentou pela primeira vez no Brasil como destaque do 12° Bourbon Street Fest, em São Paulo.