Topo

St. Vincent rouba a cena no Lolla com show performático e guitarra visceral

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 18h14

O dia é do guitar hero Jack White e do ex-vocalista do Led Zeppelin Robert Plant, mas St. Vincent roubou a cena com a vocalista Anne Clark de guitarra em punho, abusando de solos estridentes e microfonias no último volume, a serviço do seu pop-rock robótico e performático. O show aconteceu no primeiro dia do festival Lollapalooza, que ocorre nos dias 28 e 29 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Com atraso de 15 minutos --a produção tem atrasado os shows no Palco Axe para tapar o buraco deixado por Marina and the Diamonds que cancelou sua apresentação em cima da hora--, Anne subiu ao palco com vestido preto curto, meia calça com caracteres, guitarra verde e coreografia esquisita. Sua performance é inteiramente teatral, com o braço estendido, séria na hora de cumprimentar o público,  e movimentos de mãos que acompanham a levada hipnótica de suas músicas. A frente do palco não chegou a lotar, mas a plateia devolveu a barulheira com palmas e gritos.

Devota do art-rock do Talking Heads, chegando a gravar um álbum com o dândi David Byrne, Anne definitivamente não é apenas um rostinho bonito. Na última música ela desceu do palco para solar e, sobre os ombros do segurança, deu a guitarra para um fã. Foi puxada pelo público, se enrolou na bandeira do Brasil e voltou para o palco simulando um espasmo, caindo no chão e agradecendo ao público. 

Com uma banda enxuta --bateria, duas guitarras e teclado -- ela não brincou com a guitarra e caprichou em todos os riffs e solos de "Huey Newton", "Digital Witness", "Birth in Reverse" e "Rattlesnake", todas do ultimo disco, o ótimo "St. Vincent", que ganhou o prêmio de melhor álbum de música alternativa no último Grammy.

No início, com "Bring me Your Loves", as caixas de som na lateral esquerda do palco pararam de funcionar e só voltou na segunda música.