Topo

Jack White "engole" fantasma do Led Zeppelin e sacia roqueiros no Lolla

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 22h57

No primeiro e mais pesado dia do Lollapalooza Brasil, Jack White engoliu o fantasma do Led Zeppelin, que pairava sobre o festival e saciou os fãs de rock clássico, neste sábado, no Autódromo de Interlagos.

No show de Robert Plant, os fãs de Led Zeppelin puderam ouvir os hits obrigatórios de sua antiga banda  em vers?es mais calmas, mas foi o roqueiro de 39 anos de Detroit que, como dizem, "lacrou", a primeira noite do festival.  

A receita é simples, mas certeira. White aprendeu muito ouvindo as grandes instituições do rock, como o próprio Led Zeppelin, e é quase um aprendiz solitário no indie rock atual, entregando tudo que um grande show do gênero carece. Solos de guitarra, clima de jam session, inspiração no blues e no folk, e até um clima soturno com pesadas luzes azuis no palco.

Para abrir a apresentação o cantor e multi-instrumentista escolheu talvez a mais "zeppeliana" das canções de sua extinta banda, o White Stripes, "Icky Thump". White subiu ao palco com o cabelo cortado no estilo "teddy boy", com um topete moldado como um rock star dos anos 50. Embora o cenário de ar vintage tivesse uma TV e até um telefone antigos, o som que saiu do palco foi alto e nada anacrônico.

Muito além de White Stripes

White já carrega uma bagagem própria. Não faltaram os grandes sucessos do White Stripes, como "Dead Leaves and the Dirty Ground" e "Black Math", que moldaram, junto com o Strokes, a cara do novo rock dos anos 2000, e continuam suando sujos, mesmo com uma banda completa, com piano, violino e até teremim --exótico instrumento de origem russa que consiste em uma antena que emite sons conforme as mãos do músico se movimentam a seu redor.  

O característico virtuosismo de White na guitarra também teve lugar cativo, com a nova "High Ball Stepper", o blues de "Ball and Biscuit" e a já clássica "Fell in Love With the Girl", em versão mais country.

Com elegância, veio ainda uma dose de country, em "Hotel Yorba", e a dylanesca "Temporary Ground",  acompanhada do violino e da voz de Lillie Mae.

De seu último álbum solo, "Lazaretto" --que significa o lugar onde o marinheiros eram obrigados a ficar em quarentena em caso de doença--, vieram "Three Women", "That's Black Bat Licorice" e "Lazaretto". De sua outra banda, Raconteurs, a dançante "Steady, as She Goes".

"Seven Nation Army", seu maior sucesso com o White Stripes e hino onipresente até em estádios de futebol, encerrou a apresentação e ficou ecoando no público --que fez coro com o famoso riff antes mesmo de a canção ser tocada no bis-- e já é um dos grandes momentos do festival, que neste ano sofreu baixas na programação e teve um público abaixo do esperado.