Topo

Rock in Rio, 40°C, abre com metal em português e coro contra a Dilma

Tiago Dias

Do UOL, no Rio

24/09/2015 16h33

O metal brasileiro --e em português-- esteve bem representado nesta quinta-feira (24), na abertura do segundo fim de semana do Rock in Rio 2015. A banda de deathcore John Wayne subiu ao Palco Sunset com sol a pino e o som no último volume. Com temperatura a 40°C, e sensação térmica de 44°C, uma horda de roqueiros vestidos de preto lotou o palco e fez como a banda paulista pediu: abriu várias rodas de pogo, o famoso bate-cabeça.

Talvez inspirado pelas letras da banda, que versam sobre o cotidiano dos brasileiros, e aborda fome e miséria, o público ecoou a primeira manifestação política do festival, com o coro "ei, Dilma, vá tomar no c*", já no final do show. 

John Wayne recebeu a potência de outra banda brasileira em ascensão, Project46. "Estamos muito bem representados. São vocês que fazem esse rolê acontecer", disse o vocalista Caio MacBeserra.

O público aprovou, mesmo suando. "Conhecia pouco dessas bandas e gostei muito. Acho que ficamos muitos anos renegando a nossa língua, mas dá para fazer um som reponsa falando como a gente fala", disse Josué Medeiros, 18.

Se o inglês não é mais essencial para o metal, o mesmo não pode ser dito das camisetas pretas. "Carioca aguenta esse calor", disse Barbara Vidal, 16, que assistia à apresentação. "Tem sempre que estar de preto. É só hidratar bem e tomar muita água", indicou.