Topo

No palco principal, Mastodon seduz fãs de Faith no More e Slipknot

Leonardo Rodrigues

Do UOL, no Rio

25/09/2015 21h54

Um dos grupos mais incensados pela crítica na última década, a banda norte-americana Mastodon fez nesta sexta-feira (25) seu primeiro show no Brasil e já no palco principal do Rock in Rio 2015. Uma estreia forte, musicalmente irretocável e que aos poucos foi seduzindo a plateia --em alguns momentos mais interessada nos rasantes da câmera oficial do evento do que exatamente na apresentação.

A direção de TV, por sinal, fazia questão de mostrar no telão do palco imagens da pista lotada, maquiando um dia aparentemente com menos público ao focalizar apenas os espaços cheios.

Liderados pelo vocalista e guitarrista Brent Hinds, o Mastodon, que já tem 16 anos de carreira, é famoso no mundo por seu estilo sludge metal (um subgênero do heavy metal que mescla, entre outros, elementos de hardcore, stoner e metal progressivo). Ainda tem poucos seguidores no Brasil, mas essa história pode ter começado a mudar nesta edição do festival.

"Gosto de som pesado. Não conhecia, está ótimo. É legal essa sensação de ir a um festival e poder conhecer bandas novas. Acho que muita gente aqui está pensando assim", disse o publicitário Felipe Tavora, 31.

Ao vivo, a banda é um trator. Instrumentistas técnicos, volume no talo e praticamente nenhum espaço para virtuosismo, mesmo com a forte pendência do grupo para um som mais progressivo. O estilo direto e pesado conquistou ouvintes.

"Acho que a animação do público está ok. Eles são mais alternativos. Quando vim [ao Rock in Rio] em 2011, vi shows bem mais vazios. O pessoal hoje está muito dividido entre Slipknot e Faith no More, mas eles estão mandando bem demais", afirmou o contador Marcelo Portela, 30, cantando a plenos pulmões a música "Black Tongue" --um dos poucos que estavam a par das letras da banda. 

Além do peso intermitente da apresentação, o grande destaque ficou com a faixa "The Motherload", de refrão grudento e melódico, com vocais feitos pelo baterista Brann Dailor e divididos entre os demais integrantes.

O refrão da música gerou até um coro entre os fãs de Slipknot, atração principal da noite. "Esses caras são f*. Também não conhecia, mas a galera está até participando", diz o administrador Marcos Valverde, 41.

Quer conhecer melhor o Mastodon? Ouça a banda no UOL Música Deezer.