Topo

Aos 74 anos, morre o músico JJ Cale, autor de "Cocaine"

JJ Cale fez parcerias com Eric Clapton - Jane Richey/Divulgação
JJ Cale fez parcerias com Eric Clapton Imagem: Jane Richey/Divulgação

27/07/2013 11h54

O músico JJ Cale, autor de músicas imortalizadas por Eric Clapton como "After Midnight" e "Cocaine", morreu nesta sexta-feira (26), aos 74 anos, em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial do guitarrista, ele sofreu um ataque cardíaco. 

No site, há ainda uma mensagem dizendo que o músico era "um grande amante dos animais" e que os fãs podem prestar homenagens a ele com uma doação para seu abrigo animal local preferido".

Nascido em Oklahoma, JJ Cale gravou seu primeiro disco, "Naturally", em 1972. Ao longo da carreira, lançou outros 15, incluindo uma parceria com Eric Clapton em 2006, "The Road To Escondido", premiado com um Grammy. "Roll On", de 2009, foi seu último disco. Seu último trabalho de estúdio foi uma parceria com Clapton na faixa "Angel" do último álbum de Eric Clapton, "Old Sock", lançado neste ano.
 
Sempre discreto, JJ Cale não fazia questão de ter seu nome conhecido pelo grande público. “As pessoas não sabem o meu nome. Elas ouviram a minha música, mas todas as mais famosas canções minhas se tornaram populares por outras pessoas... Esse era o meu objetivo”, disse Cale ao "Chicago Sun Times", em 1990. 
 
Entre os artistas que gravaram suas composições, estão Lynyrd Skynyrd, Santana, The Allman Brothers, Johnny Cash, The Band, Chet Atkins, Freddie King, e Captain Beefheart. Neil Young, Mark Knopfler e Bryan Ferry o citam como grande influência.