Topo

Membro fundador e baterista do Stooges, Scott Asheton morre aos 64 anos

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 08h57

O baterista da banda The Stooges, Scott Asheton, morreu aos 64 anos na noite de sábado (15). Membro fundador do grupo punk em 1967, Asheton ficou longe da banda em 2011 após uma lesão não especificada, mas tocou no último disco de inéditas da banda, “Ready to Die”. A causa da morte também não foi informada.

Quem divulgou a notícia foi o líder da banda e seu amigo, Iggy Pop, que o chamou de “irmão”. “Meu querido amigo Scott Asheton morreu na noite passada”, escreveu o vocalist no Facebook no domingo (16).
 

 

“Scott foi um grande artista. Eu nunca ouvi ninguém tocar bateria com mais significado que Scott Asheton. Ele era como um irmão. Ele e Ron deixaram um enorme legado para o mundo. Os Ashetons sempre foram e continuaram sendo uma segunda família pra mim. Meus pensamentos estão com o irmão dele Kathy, sua mulher Liz e sua filha Leanne, que foi a luz de sua vida”.

O guitarrista James Williamson também escreveu sobre o companheiro de banda. "Meu único consolo é que ele estendeu a mão para mim em um e-mail enviado uma ou duas semanas atrás, dizendo que ele estava pensando em mim, nos bons momentos que tivemos juntos e que ele gostaria de fazer uma música comigo (...) Acho que era a sua maneira de dizer adeus", disse.

Foi ao lado de Iggy, do guitarrista James Williamson e do irmão Ron, morto em 2009, que Scott entrou para a história do rock com a icônica banda. Criado em Detroit em 1967,  por Ron, Scott e Iggy, o Stooges trouxe sujeira, peso e rapidez para o rock. O baterista gravou em todos os discos, dos Stooges, entre eles clássicos como The Stooges (1969), Fun House (1970) e Raw Power (1973).

 

Stooges tocam "Search and Destroy" no Brasil em 2009