Topo

Lenda do rock, cantor Joe Cocker morre aos 70 anos

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 16h19

O cantor Joe Cocker morreu nesta segunda-feira (22), aos 70 anos, informou a BBC. Nascido John Robert Cocker, no dia 20 de maio de 1944, em Sheffield, na Inglaterra, ele lutava contra um câncer no pulmão. 

A notícia foi confirmada pelo empresário do cantor, Barrie Marshall, que afirmou que Cocker morreu de uma doença não revelada em seu rancho em Crawford, no estado americano de Colorado. "Será impossível preencher o espaço que ele deixa em nossos corações", disse Marshall.

Performance histórica
Cocker ficou mundialmente conhecido por sua releitura antológica do clássico dos Beatles, "With a Little Help From My Friends". Com sua voz áspera, a música cantada originalmente por Ringo Starr ganhou uma roupagem blues e se tornou ainda mais famosa e arrebatadora. A canção conquistou o 1° lugar nas paradas britânicas e foi tema de abertura da série "Anos Incríveis", exibida na TV Cultura.

Pelo Twitter, Ringo lamentou a morte do amigo. "Adeus e Deus abençoe Joe Cocker, de um de seus amigos. Paz e amor", escreveu o baterista.

A versão ganhou uma performance histórica no Festival de Woodstock, em 1969. Em entrevista ao jornalista Pete Fornatale ele se recordou dos momentos no histórico palco: "Tivemos uma reação emocionante quando tocamos 'With a Little Help from My Friends'. Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show, eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicado com alguém".

Assim como na interpretação de "With a Little Help...", Cocker exibia uma intensidade física enquanto cantava, e sua presença no palco era frequentemente parodiada pelo ator e comediante John Belushi.

Trajetória
Joe Cocker começou sua carreira cantando em bares e clubes de Sheffield na década de 1960. Com o nome artístico de Vance Arnold, tocou em bandas como The Avengers e Grease Band. Em 1969 ele foi o astro convidado do programa The Ed Sullivan Show, já como cantor solo.

Entre os muitos sucessos, Cocker voltou a gravar Beatles com "She Came Through the Bathroom Window" e emplacou nas paradas as músicas "Cry Me a River", "Feelin Alright", "Unchain My Heart" e "You Can Leave Your Hat On".

Em 40 anos de carreira, Cocker também lançou os hits "You Are So Beautiful" e "Up Where We Belong" -- com essa música, um dueto com Jennifer Warnes, ele recebeu o Grammy em 1983. Em 2007, foi condecorado com a Ordem do Império britânico.

Com vinte e um álbuns lançados, o músico visitou o Brasil pela última vez em 2012, quando mostrou as canções de "Hard Knocks", seu álbum lançado em 2010. Cocker já havia se apresentado no país em 1977 e no Rock In Rio 2, em 1991. Seu último disco, "Fire It Up" foi lançado em 2012.