Topo

Ícone do blues, cantor e guitarrista Johnny Winter morre aos 70 anos

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 08h47

Ícone do blues norte-americano, o cantor e guitarrista Johnny Winter morreu na quarta-feira (16), aos 70 anos. A informação foi divulgada somente nesta quinta-feira (17) no perfil oficial do músico no Facebook. A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com o texto, o artista texano foi encontrado morto em um quarto de hotel onde estava hospedado em Zurique, na Suíça. Winter estava realizando uma turnê pela Europa. 

"Sua mulher, família e parceiros de banda estão todos tristes com a perda de um ente querido e de um dos melhores guitarristas do mundo. Um comunicado oficial com mais detalhes deve ser emitido no momento apropriado", diz o texto.

Trajetória
Eleito um dos melhores guitarristas de todos os tempos e conhecido por solos virtuosos e sua voz rouca, John Dawson Winter 3º desenvolveu um estilo único ao combinar o blues clássico com a inspiração do country e do funk do Texas, seu estado de origem.

Considerado uma lenda do blues, ele começou a se apresentar ainda muito jovem com o irmão Edgar Winter, que, assim como ele, é albino. Aos 10 anos, apareceu em concursos na televisão. Seu primeiro registro fonográfico, "School Day Blues", foi lançado quando Winter tinha 15 anos de idade.

O texano chegou à fama no final dos anos 1960, quando começou a tocar em um trio com o baixista Tommy Shannon e o baterista Uncle John Turner. Em 1969 o trio se apresentou em vários festivais, incluindo Woodstock. Com o sucesso da apresentação, e o impulso dado por uma artigo da revista "Rolling Stone" na época, Johnny Winter lançou seu primeiro disco, "The Progressive Blues Experiment", em 1969.

Winter chegou a sofrer com o vício de drogas, mas retomou à boa forma, com o disco "Still Alive and Well", em 1973. Quatro anos depois, produziu o álbum “Hard Again” de Muddy Waters, um de seus heróis da infância. A parceria resultou em várias indicações ao Grammy. Em 1988, foi incluído no Hall da Fama do Blues. 

Na estrada
Winter estava atualmente no meio de uma extensa turnê pela Europa, que o levou para Áustria, onde fez seu último show, no sábado, na cidade de Wiesen. Seu próximo show estava marcado para o dia 23 de julho, no Canadá.

No ano passado, os fãs brasileiros vibraram com o anúncio da vinda do guitarrista a São Paulo, após três anos de sua última passagem pelo país. Dois meses antes, no entanto, o cantor cancelou a apresentação por motivos pessoais.

No início do mês, Johnny Winter revelou detalhes de um novo disco, chamado "Step Back", com participação de Eric Clapton, Ben Harper, Billy Gibbons, Joe Bonamassa, Leslie West, Joe Perry (Aerosmith) e Paul Nelson. O lançamento foi marcado para o dia 2 de setembro.