Topo

Autor do tema de "Os Trapalhões", músico Zé Menezes morre aos 92 anos

Zé Menezes posa com seu violão - Reprodução/Facebook/Zé Menezes
Zé Menezes posa com seu violão Imagem: Reprodução/Facebook/Zé Menezes

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 09h06

O músico e produtor José Menezes de França, mais conhecido como Zé Menezes, morreu na quinta-feira (31), às 20h05. Segundo Hospital São José, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, onde Zé estava internado, o multi-instrumentista tinha 92 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Compositor do samba “Nova Ilusão”, sucesso no repertório de Os Cariocas e João Gilberto, Zé Menezes também ganhou fama como diretor musical na TV Globo na década de 70. Ele é autor de trilhas sonoras de programas da época, como o tema de abertura de “Os Trapalhões” e de vinhetas em “Chico City” e “Viva o Gordo”.

Trajetória

Nascido no interior do Ceará, começou a se interessar pela música ainda muito pequeno. Aos 9 anos, ganhou o apelido de Zé do Cavaquinho. Na mesma época, já tocava profissionalmente em Juazeiro, passando a integrar a Banda Municipal.

Passaria ainda por outros conjuntos, chegando a tocar jazz. Sob a batuta do maestro Radamés Gnattali, integrou o Quarteto Continental como guitarrista principal. Mais tarde, o grupo viria a se chamar Sexteto Radamés Gnattali, passando a fazer shows na Europa.


Em 1943, se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira no rádio, ao ser contratado pela Rádio Nacional.

Sua primeira canção gravada foi o samba "Nova Ilusão", composta em parceria com Luiz Bittecourt, com quem assinou vários sucessos, como os choros "Sereno", "Comigo é assim" e "Seresteiro". "Nova Ilusão" chegou a ganhar um versão em inglês, por Billy Eckstine.

Em 1960, foi arranjador musical na RCA Victor, tendo trabalhado com Elizeth Cardoso, Ângela Maria e Tom Jobim.

Seu último trabalho é o projeto "Zé Menezes – Autoral", com três CDs que resgatavam sua produção.