Topo

Corpo da cantora e escritora Vange Leonel é cremado na Grande São Paulo

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 10h05Atualizada em 15/07/2014 18h57

O corpo da cantora e escritora Vange Leonel, que ficou conhecida pela música "Noite Preta", tema de abertura da novela global "Vamp", foi velado e cremado nesta terça-feira (15) no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. As informações foram atualizadas pela mulher de Vange e também parceira musical, Cilmara Bedaque, na página dela no Facebook.

Vange Leonel morreu na segunda-feira (14), aos 51 anos, vítima de um câncer no ovário. A informação foi confirmada ao UOL por amigos próximos da artista. Ela estava internada no Hospital Santa Isabel, setor particular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Nascida em São Paulo, Vange Leonel liderou no final dos anos de 1980 a banda Nau. Com o grupo, Vange lançou apenas um disco, "Nau", trabalho que chamou a atenção de ícones da música pop brasileira como Cazuza. A banda se desfez em 1989, e Vange Leonel seguiu carreira solo.

Em 1991, lançou seu primeiro álbum, "Vange", que trouxe "Noite Preta", tema da novela "Vamp", exibida pela Rede Globo em 1991. O segundo disco veio em 1996 com o título "Vermelho". A carreira solo, no entanto, não teve êxito comercial e não decolou. Foi então que ela decidiu trocar a música pela literatura e, em 1999, lançou o seu primeiro livro, "Lésbicas".

Vange também teve peças encenadas, como "As Sereias da Rive Gauche", e contribuiu com diversos zines e revistas, entre elas a "Revista Folha" da "Folha de S.Paulo", onde publicou a coluna "GLS". Com passado de ativismo com grupos GLS e feministas já nos anos 1980, Vange Leonel assumiu publicamente sua homossexualidade em 1995. 

Homenagens a Vange

A notícia da morte de Vange Leonel pegou artistas de surpresa. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, publicou uma nota pela noite lamentando a notícia:

"Vange Leonel enfrentou com arte e coragem o preconceito e a intolerância. Nos palcos e nas redes sociais, onde era muito atuante, os movimentos feminista e LGBT perdem uma ativista de peso. Perdemos também uma artista. Nossos sentimentos a fãs, amigos e familiares por sua morte."

Cilmara lamentou a morte da mulher com um poema, e diversos nomes das artes se manifestaram.

Soube agora que Vange Leonel faleceu. Tô arrasado!

— Luiz Thunderbird (@LuizThunderbird) July 14, 2014