Topo

Baterista da banda The Charlatans morre aos 44 anos vítima de câncer

Jon Brookes era um dos fundadores da banda - Reprodução/Facebook/The Charlatans
Jon Brookes era um dos fundadores da banda Imagem: Reprodução/Facebook/The Charlatans

Do UOL, em São Paulo

13/08/2013 09h59

Jon Brookes, baterista da banda britânica The Charlatans, morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 44 anos, vítima de câncer.

Segundo comunicado publicado na página da banda no Facebook, o músico estava em tratamento contra um tumor no cérebro e havia passado por várias cirurgias desde que teve uma convulsão durante um show na Filadélfia em 2010. Apesar do tratamento, ele trabalhou com a banda em novas músicas durante o verão.
 
O músico morreu no hospital, acompanhado por familiares. "Ele foi muito amado por aqueles que o conheceram, era considerado um dos melhores bateristas de sua geração e fará muita falta a todos que o conheciam", diz o texto.
 
The Charlatans surgiu em 1989, em West Midlands, na Inglaterra, formada ainda pelo baixista Martin Blunt, o tecladista Rob Collins, o guitarrista John Baker e o vocalista Tim Burgess. 
 
A banda tem 11 discos lançados. O mais recente, "Who We Touch", é de 2010. Em 1999, tiveram uma música na trilha sonora do filme "Meninos Não Choram". Na Inglaterra, todos os seus álbuns chegaram às paradas de mais vendidos, três deles em primeiro lugar.  Músicas como "The Only One I Know" e "One to Another" também estiveram nas paradas.
 
"Jon era um baterista brilhante, uma inspiração, um membro fundador do The Charlatans, que faz parte da nossa família e um amigo para todos. Perder alguém que estava sempre tão cheio de vida é uma tragédia que será compartilhado por muitos. Nossos pensamentos estão com Debbie e toda a família de Jon", escreveu a banda no Facebook.